top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas avança na implementação do novo processo para a Carteira Nacional de Habilitação

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Minas Gerais segue avançando na implementação do novo processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), denominado CNH do Brasil, que promove mudanças significativas na formação de condutores em todo o país. As novas diretrizes estão previstas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito nº 1.020/2025 e na Medida Provisória nº 1.327/2025, anunciadas recentemente pelo Governo Federal.
A população pode acompanhar as atualizações sobre a implementação do novo processo por meio do site do órgão de trânsito estadual, que também disponibiliza o canal Fale Conosco para esclarecimento de dúvidas e orientações aos cidadãos.
Entre as alterações já em vigor, destaca-se a possibilidade de realização gratuita do curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil, disponibilizado pelo Governo Federal. O exame teórico também foi ajustado, passando a exigir o mínimo de 20 acertos em 30 questões. Além disso, o prazo de validade da pauta do processo de habilitação, que antes era de 12 meses, agora passou a ser indeterminado.
Nos próximos dias, estão previstas novas etapas de adaptação dos sistemas. A carga horária mínima do curso prático será reduzida de 20 para duas horas/aula, conforme determinação federal. O curso teórico realizado pelo aplicativo passará a ser integrado ao sistema estadual, permitindo a continuidade do processo, que inclui o registro inicial, pagamento de taxas e a realização de exames médico, psicotécnico e coleta biométrica. Para os candidatos que optarem por realizar as aulas teóricas em autoescolas, não haverá exigência de carga horária mínima.
O órgão executivo de trânsito estadual reforça que está comprometido com a implementação correta das normas federais, atuando em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) para garantir que as adequações sejam feitas de forma planejada, segura e transparente, sem prejuízo à qualidade do atendimento à população.
Outros ajustes já estão em andamento, como a criação do cadastro de instrutores autônomos, a atualização do banco de questões do exame teórico, a adaptação do exame prático de direção, a revisão normativa para os exames médico e psicológico e a renovação simplificada da habilitação para condutores sem infrações nos últimos 12 meses. As mudanças estão sendo implementadas gradualmente, com cronograma definido, e contam com o apoio das entidades do setor para assegurar a continuidade dos serviços ao cidadão.

Gazeta de Varginha

bottom of page