Chuva em Minas: 31 cidades estão em situação de emergência
gazetadevarginhasi
há 26 minutos
1 min de leitura
fonte: estado de minas
O número de municípios em situação de emergência devido às chuvas em Minas Gerais chegou a 31, quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Defesa Civil do estado. Em apenas seis dias, o aumento foi de 130%, já que no último dia 6 de novembro eram 13 cidades em situação de anormalidade.
De acordo com o boletim, 556 pessoas estão desalojadas, e 82 estão desabrigadas, necessitando de abrigo público. Não foram registradas mortes até o momento no período chuvoso de 2025-2026.
O Inmet alerta para chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos de até 100 km/h. Treze cidades do estado podem enfrentar queda de granizo e chuva forte até a manhã de quinta-feira (13/11).
As cidades em situação de emergência incluem: Manhuaçu, Camanducaia, Canápolis, Pavão, Senador Firmino, Ouro Verde de Minas, Delfinópolis, Unaí, Sacramento, Cedro do Abaeté, Luz, Prata, Itaúna, Laranjal, Montes Claros, São Francisco de Sales, Rio Doce, Capitão Enéas, Araguari, Cássia, Novo Cruzeiro, Leopoldina, Bom Despacho, Ilicínea, Fama, Iguatama, Frutal, Ouro Branco, Guapé e Conceição da Barra de Minas.
O Inmet recomenda atenção a possíveis alagamentos, queda de árvores e rajadas de vento, além de evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.