top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cidade de MG tem novo caso de febre maculosa confirmado; veja onde

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de out.
  • 1 min de leitura

Fonte: O TEMPO
Fonte: O TEMPO
A cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou um novo caso de febre maculosa, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no boletim epidemiológico até 13 de outubro. Com essa atualização, o município contabiliza três casos confirmados, sendo dois fatais.
O boletim também aponta um novo caso suspeito em Belo Horizonte, cidade que já possui cinco casos confirmados, sem registros de morte. A Secretaria Municipal de Saúde de BH ainda não se manifestou.
Casos em Minas GeraisCom o novo caso confirmado e outro em investigação, Minas Gerais contabiliza 33 casos confirmados de febre maculosa em 2025, além de 12 em apuração. Neste ano, cinco pessoas morreram em decorrência da doença: duas em Caeté, duas em Matozinhos e uma em Caratinga.
A SES-MG reforça que a febre maculosa é grave, transmitida pela picada de carrapatos infectados, e que o diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para evitar complicações e óbitos.
Apesar do alerta, os números de 2025 são inferiores aos registrados nos anos anteriores: em 2024 foram 95 casos confirmados e quatro mortes, enquanto em 2023 foram 90 casos e 20 óbitos.
Prevenção e açõesA principal forma de prevenção é evitar o contato com carrapatos. A SES-MG recomenda o uso de roupas claras, de mangas compridas, calçados fechados e meias altas em áreas de mata, pasto ou locais com animais, além de repelentes à base de icaridina.
A Secretaria também realiza monitoramento contínuo de casos, capacitações para profissionais de saúde, divulgação de materiais técnicos e apoio às ações municipais de vigilância e educação em saúde.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page