Clubes de BH e MPMG unem forças no combate à violência contra a mulher
gazetadevarginhasi
18 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
Campanha contra feminicídio ganha destaque na final do Campeonato Mineiro.
A campanha "Cartão Vermelho ao Feminicídio", promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com os três clubes profissionais de Belo Horizonte, teve mais uma ação de sensibilização no último sábado (13/3), durante a final do Campeonato Mineiro. Durante o evento, vídeos educativos foram exibidos nos telões do estádio, e uma faixa com mensagens da campanha circulou o gramado no intervalo da partida.
Os vídeos abordaram a escalada da violência doméstica, alertando sobre os primeiros sinais de agressão e incentivando denúncias. Um dos materiais destacou a importância de reconhecer empurrões, xingamentos e humilhações como formas de violência, reforçando que as vítimas devem buscar ajuda antes que a situação se agrave. Além disso, atletas de América, Atlético e Cruzeiro divulgaram, em suas redes sociais, um vídeo explicativo sobre Medidas Protetivas de Urgência, recurso legal essencial para interromper o ciclo de agressões.
O objetivo da campanha é conscientizar torcedores, jogadores e a sociedade em geral sobre a necessidade de relações mais igualitárias e do combate à violência contra a mulher. A ação também busca transformar os estádios em ambientes mais seguros e acolhedores para as torcedoras.
A campanha teve forte repercussão nas arquibancadas, unindo até mesmo torcedoras de times rivais. A americana Ana Luiza Oliveira Xisto relatou já ter enfrentado situações de importunação em estádios e elogiou a iniciativa. Já as irmãs atleticanas Caroline e Fernanda Lacersa, que recentemente aderiram ao programa de sócio-torcedor do Galo, destacaram a importância do respeito às mulheres dentro e fora das arenas esportivas.
Comments