top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 07/06/2024



Semana do Meio ambiente-O QUE COMEMORAR


No dia 05 do corrente mês foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data surgiu em 1972 por meio de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), posteriormente conhecido como Conferência das Nações Unidas, onde foram discutidos assuntos ambientais referentes ao nosso planeta.

Esta data é de grande importância pois está relacionada às discussões sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Contudo, diante do cenário de depredação em nosso país, com tantas notícias de devastações de florestas, queimadas, poluição de rios, conflitos pela posse de terras etc., não temos muito a comemorar e sim a refletir sobre como, através de nossa postura cidadã, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente em nossa região.

Por exemplo, repensar como estou gerenciando os meus resíduos domésticos. Quanto estou auxiliando para que bons hábitos ambientais sejam mantidos dentro de casa e no local em que trabalho? Para onde vão os meus resíduos? Quanto eu gero de resíduos? Eu poderia reduzir a quantidade de resíduos gerados?

Destaco em nossa cidade a mobilização do Coletivo Rio Verde Vivo, isto é, um movimento que emergiu em 2016 com intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do Rio Verde no Sul de Minas Gerais.

Diz o ditado popular que a união faz a força! A proposta da Agenda 21, em seu conceito mais amplo de instrumento mediador entre sociedade e poder público nas questões socioeconômicas e ambientais, é justamente a união de forças!

Entidades representativas e ONG’s, participando ativamente da Agenda 21 Local, na construção de uma parceria de divulgação e fortalecimento de seus próprios projetos ambientais, numa troca mútua de apoio, através da responsabilidade compartilhada e do comprometimento cidadão pelo bem coletivo.

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”:
Madre Teresa de Calcutá

Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG

Comments


bottom of page