INCLUSÃO SOCIAL & ESPORTE
A inclusão social é vista como objetivo para qualquer sociedade democrática e justa, pois promove a coesão social, o respeito à diversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É um grande desafio para o Brasil, que tem uma das maiores desigualdades sociais do mundo, com uma grande parcela da população vivendo em condições precárias de moradia, saúde, educação e segurança.
Neste contexto, a prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social. Ela contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para a formação do indivíduo e é capaz de abrir oportunidades para toda a vida.
Tanto o esporte quanto a cultura têm influência direta na formação de caráter e na qualidade de vida das pessoas e além dos benefícios à saúde que a prática esportiva traz, ela é também uma forma de criar e fortalecer laços, pois traz junto com ela o poder da socialização em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social.
O esporte ensina valores fundamentais na vida humana, desenvolvendo habilidades socioemocionais como autoconfiança, trabalho em equipe, disciplina, liderança, empatia, respeito e cidadania.
Ao estar envolvido em um esporte, o jovem aprende a reconhecer os limites do seu próprio corpo, e tende a respeitar e a ser mais compreensivo com as dificuldades de outras pessoas. Esse autoconhecimento beneficia o fortalecimento da autoestima. O esporte como fator transformador ensina o jovem a lidar com a falha, por permitir que ela ocorra sem a sensação punitiva.
A combinação entre esporte e inclusão social do jovem começa com o incentivo da família, estende-se significativamente no âmbito escolar para alcançar a sociedade, na vida adulta, na forma de protagonismo e trabalho coletivo.
No entanto, a inclusão no esporte ainda é um desafio no Brasil, pois demanda adoção de medidas que garantam o acesso ao esporte. Somente por meio de políticas públicas que ofereçam apoio financeiro e infraestrutura adequada, o esporte ajudará a promover a inclusão social e a construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments