MOBILIDADE URBANAEste é um assunto de extrema importância a fim de que as cidades possam desenvolver mediante um planejamento estratégico visando qualidade de vida e sustentabilidade
Mobilidade urbana refere-se à forma como as pessoas se deslocam dentro das cidades, abrangendo todos os meios de transporte disponíveis — como carro, ônibus, metrô, bicicleta e até mesmo a caminhada. Trata-se de um tema central para o planejamento urbano, com grande impacto na qualidade de vida, no meio ambiente, na economia e na inclusão social.
Posso citar alguns aspectos considerados “chaves” no que tange a mobilidade urbana:
Referente a acessibilidade, isto é, a capacidade das pessoas de alcançarem serviços, empregos e lazer e a importância de ter calçadas acessíveis, transporte adaptado e redes integradas.
Referente a eficiência do transporte com a redução de tempo de deslocamento e de sistemas integrados e inteligentes (ex.: uso de apps e bilhete único).
Referente ao item sustentabilidade com o incentivo ao transporte coletivo, bicicletas e caminhada com redução da emissão de poluentes e do uso excessivo do carro.
Referente a equidade social garantindo transporte acessível a todas as classes sociais e inclusão de periferias e regiões menos favorecidas no planejamento.
Referente a segurança com redução de acidentes no trânsito e criação de ciclovias, faixas de pedestre e fiscalização efetiva.
Em se tratando a nível de Brasil os desafios da Mobilidade Urbana está ligado a superlotação do transporte público, trânsito intenso e congestionamentos, falta de infraestrutura para ciclistas e pedestres, uso excessivo de veículos particulares e baixo investimento em transporte coletivo de qualidade.
E em relação a nossa cidade, o que temos contribuído a fim de que possamos ter uma Mobilidade Urbana eficiente e eficaz?
Pois o que nos move é criar novos caminhos para a mobilidade urbana através de ideias e soluções inovadoras de acordo com a cidade aonde estamos inseridos através da implementação de políticas públicas eficaz, apesar de ser um grande desafio.
É preciso um esforço conjunto entre o poder executivo e sociedade para melhorar essa realidade. Investimentos em transporte público de qualidade, ciclovias e políticas que incentivem o uso de meios de transporte sustentáveis são essenciais. Sem isso, continuaremos presos no trânsito, literalmente e figurativamente.
Comments