top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 17/05/2024




Encontro de compostagem em Varginha


Aconteceu no último dia 10, no salão do INPREV, na Vila Paiva, o I Encontro varginhense de compostagem, organizado pela Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMEA), com apoio do Coletivo Lixo Zero Varginha. O evento faz parte da Semana nacional de compostagem que acontece em diversas cidades do País.

O objetivo do encontro foi trocar experiências e abrir caminhos para a popularização da compostagem como meio de reduzir a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, ao mesmo tempo que introduz um cuidado com as plantações que não inclui produtos químicos.

Estiveram presentes representantes de 20 entidades e diversas pessoas que já fazem ou se interessam em aprender os métodos de compostagem. Foi uma manhã de muitas trocas de experiências e aprendizado.

A compostagem é a forma de fazer com que os alimentos que vieram da terra voltem a alimentá-la num novo plantio. É um excelente exemplo de economia circular: as cascas e restos de alimentos compostados se transformam em adubo natural que farão crescer novos alimentos. Uma atividade simples, inspirada nos processos da natureza, que se torna ainda mais importante, quando verificamos que em torno de 50% dos resíduos que geramos diariamente em casa são constituídos de material compostável. Quando levados para o aterro sanitário, estes materiais se decompõem e liberam metano, um potente gás de efeito estufa e agente de lixiviação do solo. Nosso “lixo” pode se reduzir à metade se tivermos em casa uma composteira. Imaginem, então, a importância da compostagem para lugares de maior consumo de alimentos, como restaurantes e refeitórios.

Precisamos, urgentemente, tornar a compostagem uma atividade cotidiana, como cozinhar ou lavar louça. Estudar iniciativas de sucesso em outras localidades no Brasil e no mundo, que a transformam, inclusive num negócio lucrativo. Virar a chave do progresso, direcionando-o para o caminho de cuidado com o planeta que nos abriga.

Por isso este pretende ser o primeiro de muitos encontros, onde aprenderemos uns com os outros, tornando nossa cidade referência nesse processo de cuidado e evolução.

“Comece de onde estiver, use o que você tem, faça o que conseguir” – essa frase de autor desconhecido resume bem o espírito das ações pelo meio ambiente. Toda ação é um progresso.

Se quiser saber mais, entre em contato com o SEMEA (3690-2529) ou mande mensagem pelo Instagram ou Facebook do Coletivo Varginha Lixo Zero (@varginhalixozero)

* Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal IBAPE-MG

Contato: evolucao@uai.com.brs

Comments


bottom of page