top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 18/07/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

CONHECIMENTOS TÉCNICOS x SER PROFISSIONAL!

Resolvi escrever sobre este relevante tema em relação a tendência do mercado de trabalho atualmente, necessitando, por parte dos profissionais sempre ficarem atentos no que tange na obtenção de conhecimentos técnicos a fim de que possa permanecer no mercado de trabalho tão competitivo e exigente.
Pois não basta apenas ter um diploma ou dominar habilidades técnicas específicas. Ser profissional vai muito além disso. Trata-se da combinação entre conhecimento técnico, postura ética, responsabilidade, boa comunicação e capacidade de adaptação. Essa junção é o que realmente destaca um colaborador exemplar dentro de uma equipe ou de uma organização.
Atualmente o mercado de trabalho tem procurado por profissional inovador, isto é, que não só tem ideias novas, mas também as implementa, gerando valor para a organização /empresa e criando soluções que possam transformar ou criar um novo mercado, produto ou serviço, muitas vezes substituindo soluções existentes e mudando a forma como as pessoas consomem ou interagem com algo, construindo uma mentalidade voltada para a resolução de problemas de maneira criativa e eficaz.
Mas em se tratando ao conhecimento técnico são todas as habilidades específicas que um profissional adquire por meio de cursos, treinamentos, faculdades ou experiência prática. Envolvem o domínio de ferramentas, processos, métodos e tecnologias relacionados a determinada área, pois estes conhecimentos são essenciais porque permitem que o profissional execute suas funções com competência e qualidade, que, no entanto, por si só, eles não garantem sucesso.
E se tratando em ser profissional é demonstrar comprometimento, pontualidade, respeito aos colegas e ética na sua profissão. É saber lidar com pressões, comunicar-se de forma clara e respeitosa e manter uma atitude proativa frente a problemas. Também envolve estar disposto a aprender continuamente, aceitar feedbacks e buscar sempre a excelência.
Destaco que é de grande valia a importância do equilíbrio entre obter constantemente conhecimentos técnicos e ser um profissional exemplar, sempre aliar a técnica com atitude, pois ter muito conhecimento, mas agir com arrogância ou desrespeito, pode comprometer relacionamentos no trabalho/clientes e até fechar portas para o profissional no mercado e por outro lado, ter também boa postura, mas não dominar as funções técnicas do cargo, limita o desempenho. O equilíbrio entre saber fazer e saber ser é o que torna alguém realmente valioso no mercado. Por isso, investir em formação técnica e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades interpessoais, é fundamental para crescer na carreira.
Creio que o mercado valoriza cada vez mais o profissional tendencioso ser completo, isto é, aquele que domina sua área técnica, mas também demonstra atitudes maduras e colaborativas, investindo em conhecimentos técnicos e no desenvolvimento do comportamento profissional é a chave para não apenas em estar neste mercado competitivo e exigente, mas também construir uma carreira sólida e bem-sucedida.

Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Conselheiro do CREA-MG representando o IBAPE/MG
Membro do Conselho Fiscal do IBAPE-MG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page