top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 19/12/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura
ree
A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR O NATAL!

Somos envolvidos pela correria do comércio. Os presentes, as viagens e tantas outras realidades próprias do fim de ano fazem-nos viver um tempo diferente. Mas será que estamos mesmo celebrando o Natal? Ou seja, será que estamos celebrando o nascimento de Jesus, o Deus que se fez Menino, nascido da Virgem Maria, que veio habitar em meio a nós?
A importância de celebrar o Natal vai além de tradições religiosas ou culturais, ele carrega significados que tocam várias dimensões da vida humana.
Em se tratando de esperança e sentido, o Natal simboliza renovação, esperança e luz em meio às dificuldades. É um momento que convida à reflexão sobre o ano que passou e à preparação para um novo ciclo.
Destaco que não deixa de ser um fortalecimento dos vínculos afetivos, pois é uma época que incentiva o reencontro, a proximidade e a convivência com familiares e amigos. Mesmo quem não segue uma tradição religiosa costuma aproveitar para reforçar laços e expressar afeto.
O espírito natalino desperta gestos de generosidade, empatia e cuidado com o próximo. Muitas campanhas de doação e ajuda social acontecem justamente nesse período demonstrando o respeito ao próximo.
Celebrar o Natal também é celebrar histórias, costumes e memórias familiares, valorizando as tradições, desde montar a árvore até preparar pratos típicos. Isso preserva identidades culturais e aproxima gerações.
Para nós cristãos, o Natal marca o nascimento de Jesus Cristo, sendo um dos momentos mais sagrados do calendário litúrgico, associado à fé, gratidão e propósito espiritual.
À medida que enfrentamos desafios, somos convocados a olhar para além de nós mesmos, a enxergar o próximo como parte essencial de nossa jornada. Cada um de nós, como uma gota no oceano da transformação, tem o poder de converter tempos difíceis em momentos de luz, seguindo o exemplo de simplicidade e valores cruciais transmitidos pelo nascimento do menino Jesus.
De boa vontade e de amor ao próximo, o mundo e as pessoas estão carentes. Daí a importância de levarmos para o nosso cotidiano, em meio às dificuldades inerentes, o espírito de Natal.
No que tange a pausa e bem-estar, o Natal é uma oportunidade para desacelerar, descansar e apreciar o que realmente importa: presença, gratidão e equilíbrio emocional.
“Que cada abraço neste Natal seja lembrança eterna de carinho e que cada sorriso aqueça o coração”

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page