ÁRVORE – Lembrar-se dela é preciso!
No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Deveria ser um dia festivo, mas infelizmente, através dos noticiários locais e nacionais, vemos o cenário degradante das queimadas generalizadas, destruindo florestas, matando animais, prejudicando significativamente a nossa rica biodiversidade além da saúde humana.
O Dia da Árvore no Brasil foi criado em 1.965 justamente para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. Esta data foi escolhida por marcar o início da primavera.
Dentre suas grandes contribuições destaco: aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese, resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a biodiversidade, inclusive muitas espécies produzem flores e frutos para a alimentação, produção de remédios, dentre outros usos.
Portanto a árvore está associada à vida, porém a ganância do homem aliada ao desenvolvimento desenfreado guiado por interesses econômicos, sem respeito ao meio ambiente, convenientemente ignora que dependemos da árvore para aspirar o dióxido de carbono e produzir o oxigênio necessário à nossa sobrevivência.
Diante desta realidade, a data de 21 de setembro deveria ser um dia de reflexão e conscientização sobre nossas atitudes em relação a todo o meio ambiente. Fato é que todos nós temos a responsabilidade de zelar pelo meio ambiente, a começar por nossa cidade, conhecendo suas limitações, participando de projetos em prol da sua sustentabilidade e almejando uma qualidade de vida melhor para todos. Uma cidade arborizada promove melhor qualidade de vida à medida que atenua o calor excessivo propagado pelo asfalto e ameniza a poluição do ar, além de nos aproximar da natureza.
Enfim, formamos uma comunidade com uma magnífica diversidade de formas de vida e cultura. Com humildade devemos reconhecer a beleza da Terra, reverenciando a vida e a natureza. A árvore é fonte de vida e como tal deve ser preservada!
“As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração e a terra, nosso corpo.”
DEEPAK CHOPRA
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments