Atualmente estamos vivendo na era da informação, tecnologia, da internet das coisas, enfim sempre conectados como jamais visto.
Com a chegada de um item muito importante que está mexendo com todos na sociedade que é a Inteligência Artificial apesar da sua existência já vem de anos atrás.
Conseqüentemente estamos mudando nossa forma de viver, de relacionar uns com os outros, de trabalhar, enfim, é um novo cenário acompanhado de inovação, reinvenção, tecnologias digitais etc.
O problema é que o setor educacional não está, a princípio, se atualizando a começar com os professores que não estão preparados a fim de adaptar a esta ferramenta I.A. a fim de que podemos chamar de “Educação 4.0”.
Os alunos de hoje será que estão sendo preparados para um mercado totalmente digitalizado constantemente sendo adaptado?
Mas antes dos alunos deverá haver a preocupação com os profissionais que irão acompanhar os ensinamentos dos alunos de modo que se adaptam num formato diferente aonde o professor atua como facilitador e mediador, isto é , um tradutor do conhecimento conferindo o protagonismo aos alunos. Neste novo cenário os alunos passam a ter voz ativa e aprendem de maneira coletiva.
Estamos inseridos em um mundo Vuca, isto é, um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo, a saber: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Foi incorporado recentemente ao vocabulário corporativo apesar de ter surgido na década de 90 no ambiente militar. Pode ser aplicado perfeitamente ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações.
Será que o modelo em curso de aprendizado continuará baseado no modelo do passado? É um momento para refletir de modo que necessitamos reaprender a aprender para absorver o novo.
Alguns fatores que podem transformar o futuro da educação: mudança no perfil dos estudantes, uso de celulares/tablets /dispositivos portáteis, maior acesso à informação /materiais didáticos, dialogar referente da facilidade de ensino à distância, alto engajamento da nova geração aos mecanismos de jogos eletrônicos, dentre outros.
Enfim, não podemos ter medo de inovar, pois a cada momento surge novas tecnologias que podem influenciar diretamente na educação a fim de conectar escola e alunos adaptando ao novo modelo de ensino de modo que todos ficam num mundo conectado.
É através da tecnologia a disposição da educação é possível implicar aos educandos uma melhor compreensão da história, vivê-la com possibilidade de tornar o sujeito homem um ser sociável, um grande homem, um grande cidadão, sempre aberto ao diálogo.
“O futuro dos seres humanos depende da educação. Toda tecnologia e sua adaptação trabalhada hoje forma uma série de caminhos para o ser de amanhã percorrer.”