top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 24/02/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

ree

ENCONTRO DE LÍDERES –SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA

Começo esta matéria dizendo que a engenharia, a agronomia e a geociência desempenham um papel crucial em praticamente todos os aspectos da vida moderna em vários setores, desde a infraestrutura básica, como estradas e pontes, até avanços tecnológicos, como inteligência artificial e biotecnologia, impulsionando o desenvolvimento e a transformação da sociedade.
A Engenharia está diretamente ligada com a capacidade criativa do cérebro humano, e sua evolução se deu em conjunto com evolução intelectual da humanidade. Sem Engenharia, poderíamos estar de volta aos tempos das cavernas, totalmente fechados na ignorância do conhecimento.
Preocupado com o desenvolvimento tecnológico do nosso País, o CONFEA sempre teve a iniciativa no início do ano realizar o evento Encontro de Líderes do Sistema.
Este ano foi realizado o 14º Encontro de Líderes – “Conectando Lideranças que Geram Soluções”, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, nos dias 28 a 30 de janeiro do corrente ano.
A realização do encontro obedece à Lei nº 5.194/1966, cujo artigo 53 estabelece que os Conselhos Federal e Regionais se reúnam pelo menos uma vez por ano para estudar e estabelecer providências para o aperfeiçoamento da aplicação da Lei. Dispositivos de regulamentação do Encontro de Líderes são encontrados nas Resoluções nº 1.012/2005, 1.056/2014, 1.088/2017 e 1.110/2018.
Líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reuniram em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. Foi durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.
Outro fato é que com o objetivo de incentivar reflexões sobre o papel da engenharia, agronomia e geociências no desenvolvimento do país, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promoveu este ano durante o 14º Encontro de Líderes, o Fórum de Políticas Públicas ,reunindo parlamentares e lideranças políticas de todo o país em uma tarde de debates e networking, este evento aconteceu no dia 29 de janeiro, que foi dividido em três painéis, possuindo como eixos temáticos: ‘Infraestrutura e o papel dos profissionais técnicos na construção do Brasil’, ‘Os desafios da realização da COP-30 na Amazônia’ e ‘O futuro da formação brasileira na área tecnológica’ com a participação da Diretora Nacional do Sebrae e ex- vice governadora do Piauí, Margarete Coelho, que segundo ela, o ensino tecnológico do país foi desprestigiado por muito tempo. “O Brasil investe em educação tecnológica menos da metade do que a média do mundo. Sem investimentos, não temos pesquisas aplicadas, não temos laboratórios, não temos como acompanhar o desenvolvimento mundial”, considerou, falando da importância da “metodologia de ensino baseada em projetos reais” e apontando que esse quadro compromete a soberania nacional.
Destaco também da importância da Comissão Nacional de Ética da qual participei como convidado dentro do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, alertando aos profissionais do Sistema que o nosso Código de Ética, Resolução 1002/2002, está sendo revisado.
Enfim, é um evento de grande valia para os profissionais pois é um momento para discutir/debater, alinhar diretrizes, obter/troca de conhecimentos com maior eficiência que abrangerá o país inteiro.

Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local.
Membro do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Conselheiro do CREA-MG representando o IBAPE-MG.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page