Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 01/08/2025
gazetadevarginhasi
há 1 dia
8 min de leitura
Cenário Político 2026
O cenário para a sucessão do governador Romeu Zema (Novo) entrou na fase do “balançar da carga na arrancada do caminhão”. A expressão era usada por um ex-governador, Hélio Garcia, para se referir a períodos pré-eleitorais, sempre conturbados, mas que depois acabavam se ajeitando no decorrer da estrada. Garcia, além de político, era produtor rural. A pouco mais de um ano e dois meses para o pleito, que acontece em 4 de outubro de 2026, há névoa sobretudo em relação às negociações para ocupação dos cargos de vice e as duas vagas para o Senado. Porém, já são intensas as movimentações de quem pode estar nas cabeças de chapa para disputa pelo Palácio Tiradentes no ano que vem. Um dos possíveis concorrentes ao cargo é o senador Cleitinho (Republicanos), fenômeno na internet, com votação expressiva na eleição de 2022, e que por isso virou a “noiva cobiçada” da sucessão de Zema. Pelo menos dois partidos, PL e MDB, querem estar na chapa do senador, que nunca negou a possibilidade de se candidatar ao governo. Em meio às movimentações há também um cabo de guerra entre as legendas pelo vice-governador do estado, Mateus Simões (Novo), que já confirmou a vontade de entrar na sucessão de seu colega de partido, por enquanto.
Cenário Político 2026 - 02
Na disputa pelo pré-candidato estão o seu próprio partido, que tenta segurar o filiado, e o PSD, legenda para a qual Simões poderá migrar. Neste caso, porém, as articulações passam pelo senador Rodrigo Pacheco, que está no PSD, mas poderá entrar na disputa pelo governo filiado ao União Brasil. No início da possível caminhada para o governo se encontra também o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que busca um partido para se filiar. Em 2022, Kalil se candidatou ao mesmo cargo pelo PSD, mas deixou a legenda após ser derrotado. Apesar de ter um nome que poderia disputar o governo de Minas – o do deputado federal Nikolas Ferreira –, o PL quer se unir ao Republicanos por dois motivos. O primeiro é evitar dois fortes nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como adversários no estado. O outro é lançar Nikolas à reeleição, na expectativa de o deputado, que foi o mais votado do Brasil em 2022, com 1,47 milhão de votos, repita a marca e seja um puxador de votos para o partido. O MDB, que tem se reunido com representantes do Republicanos no estado, pode costurar uma chapa como o senador Cleitinho (Republicanos) ou lançar o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite, o Tadeuzinho, como candidato próprio ao governo de Minas, desafio que o próprio Tadeuzinho declina em conversas reservadas.
Cenário Político 2026 - 03
Colocado pelo Partido Novo como sucessor de Romeu Zema ao governo de Minas, o vice-governador Mateus Simões vem sendo cortejado pelo PSD, de Gilberto Kassab, que faz parte da base de governo na Assembleia Legislativa. A possível saída de Simões, a essa altura, para o PSD seria uma clara falsidade depois do tanto que o próprio Simões exaltou o Novo (por não se misturar a outras legendas), bateu no PSD (por apoiar Lula) e agora quer mudar de legenda e contar com o apoio de ambas em 2026, por puro interesse próprio. Mas a ida de Simões para o PSD e uma suposta disputa do governo de Minas pelo partido dependem da desfiliação da legenda do senador Rodrigo Pacheco, o pré-candidato que menos dá sinais sobre disputar ou não a eleição no ano que vem. Apenas recentemente Pacheco fez alguns movimentos nesse sentido, em viagens ao interior de Minas. Caso deixe o PSD, o senador pode se filiar ao União Brasil. Depois de governar Minas Gerais com Fernando Pimentel entre 2015 e 2018, (realizando uma péssima gestão) o PT vai seguir como partido coadjuvante na política mineira na eleição para o comando do estado no ano que vem, bem como em muitas cidades onde já foi poder e hoje está fraco, como Varginha, por exemplo.
Cenário Político 2026 - 04
Mesmo com o presidente Lula já deixando claro que pretende apoiar o senador Rodrigo Pacheco como candidato, o PT não tem qualquer garantia de que vai ocupar vagas na suposta chapa de Pacheco. Existia a expectativa de que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), se candidatasse ao governo no ano que vem. Ela, no entanto, também quer o senador Pacheco na disputa. Mas no caso do Sul de Minas o PT tem algumas surpresas. O PT possui dois deputados estaduais na região, Luizinho em Alfenas e Ulisses Gomes em Itajubá. Além disso, o partido também tem o deputado federal Odair Cunha, que tem base eleitoral em Pouso Alegre, e muitos apoiadores pela região, inclusive Varginha. Mas é boato corrente no Congresso que Odair Cunha pode deixar a vida eleitoral e ocupar a vaga que será indicada pela Câmara dos Deputados no Tribunal de Contas da União – TCU. Se realmente Odair for para o TCU o PT perde mais espaço na região e abre a possibilidade para entrada de outros nomes de várias legendas que já circulam pela região.
Prestação de contas dos 6 primeiros meses:
Acertos e erros da gestão Ciacci/Antônio Silva
O prefeito Leonardo Ciacci concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta semana. No evento o prefeito avaliou que nos primeiros seis meses de gestão, a Prefeitura de Varginha apresentou um balanço positivo com ações expressivas em diversas áreas. Na educação, foram entregues novos equipamentos, ampliadas unidades escolares e zeradas as filas de espera por creches (uma promessa da antiga gestão Verdi/Ciacci). A Secretaria de Esportes promoveu projetos inclusivos e eventos regionais, revitalizou espaços esportivos e iniciou obras de melhorias como a do Melãozinho, mas ainda não definiu o projeto final para o antigo VTC. Já a Secretaria de Meio Ambiente intensificou ações de revitalização de parques, plantio de árvores e atendimento aos animais, além de parcerias com entidades ambientais. Contudo, a Secretaria de Meio Ambiente não concluiu o processo de revitalização da área do antigo lixão, obra prometida pelo Governo e pela Copasa, além disso, a Secretaria de Meio Ambiente ainda não tomou frente do planejamento de novo local para substituir o atual aterro sanitário que caminha para sua capacidade final em alguns anos. Na área da saúde, destacam-se a ampliação do atendimento nas UBSs, a entrega de novas unidades e investimentos na estrutura hospitalar, além de campanhas de vacinação e premiações na saúde bucal.
Prestação de contas dos 6 primeiros meses:
Acertos e erros da gestão Ciacci/Antônio Silva - 02
A assistência social avançou com a construção de casas, novo abrigo municipal e reformas em unidades de atendimento. Além disso, a Prefeitura tem dado importante apoio a entidades sociais do município para que ampliem suas atividades. No planejamento urbano e controle interno, destacaram-se o apoio técnico em obras públicas, revisão de contratos e controle de emendas legislativas. Todavia, não se tem notícia se houve real economia de recursos públicos com tais ações. Vejam que existem casos polêmicos de obras com gastos finais superiores ao contratado inicialmente e casos até de obra mal planejada e ainda não entregues, como o caso do novo Mercado do Produtor. A Guarda Municipal recebeu reforço em armamentos e estrutura, ampliando a segurança em eventos e espaços públicos. Mas vale pontuar que, ainda assim, a Guarda Municipal não está conseguindo reduzir acidentes de trânsito e atuação de gangues que promovem destruição de patrimônio público e privado, além de pequenos furtos pela cidade e zona rural. A Procuradoria Municipal atuou intensamente em processos e elaboração de projetos de lei. Mas também vale dizer que a Procuradoria Municipal, onde estão parte dos maiores salários do serviço público municipal, acumula muitas causas perdidas na Justiça, bem como perda de prazos e longa demora processual para a recuperação de créditos da dívida ativa. O índice de eficiência nos processos judiciais e administrativos que envolvem a (bem remunerada) equipe jurídica da Procuradoria Municipal precisa melhorar!
Prestação de contas dos 6 primeiros meses:
Acertos e erros da gestão Ciacci/Antônio Silva - 03
Na cultura, a Fundação Cultural promoveu eventos tradicionais, investiu em equipamentos e distribuiu recursos por meio de leis de incentivo. Mas não custa dizer que a área Cultural do município, por meio da Fundação Cultural, precisa melhorar a transparência na distribuição de recursos públicos e das leis de incentivo. Precisa ter critérios técnicos e meritocracia nas decisões e ações. Sem falar que a fiscalização dos recursos distribuídos precisa ser pontual e eficiente. São muitas as dúvidas e suspeitas sobre projetos artísticos e culturais que recebem pequenas fortunas e podem estar a sustentar malandros na cidade. A Secretaria de Fazenda iniciou a adesão a sistemas nacionais de gestão fiscal e planeja a implementação do REFIS 2025. Por certo a Secretaria da Fazenda municipal atua bem, vive bom momento em que entra mais recursos do que sai! O Turismo também foi fortalecido com revitalizações de pontos turísticos, capacitação de servidores, lançamento do site oficial e grandes eventos como o show do Dia do Trabalhador. A Secretaria de Turismo também realizou importantes investimentos no Zoológico e Memorial do ET, e pode realizar muito em parceria com o setor privado na realização de eventos na cidade.
Prestação de contas dos 6 primeiros meses:
Acertos e erros da gestão Ciacci/Antônio Silva - 04
Já no setor rural, mais de 15 km de estradas foram asfaltadas. Muito ainda precisa ser realizado, pois existe a promessa (ainda da gestão Antônio Silva/Verdi) de asfaltar as principais vias rurais da cidade, bem como melhorar a segurança na zona rural, que sofre com roubos em sítios e fazendas. Mas vale pontuar que, de modo geral, a gestão Ciacci/Antônio Silva vai bem. Está realizando o “arroz com feijão” da manutenção da cidade, bem como concluindo obras importantes das gestões passadas e realizando boa interlocução política com as demais esferas de poder, bem como mantém boa relação com os setores produtivos. Mas a Gestão Ciacci ainda não tem uma obra ou projeto próprio. Isso pode mudar a depender do que o governo for realizar, por exemplo, no espaço do antigo VTC, que pode abrigar inúmeros projetos inovadores, a depender da competência de entrega desta gestão.
ACIV prepara Dia dos Pais
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha – ACIV está focada nos preparativos para o Dia dos Pais, uma das datas em que o Comércio realiza muitas vendas. A entidade está fazendo uma pesquisa com consumidores da cidade para entender melhor os costumes de compras para o Dia dos Pais. Na pesquisa é questionado: Onde o consumidor pretende comprar presentes? O valor que espera gastar? A forma de pagamento? Quais produtos estão na lista de compras? O objetivo do levantamento é ajudar os comerciantes a se prepararem para as vendas da data. Segundo o presidente da ACIV, André Yuki, com a pesquisa, os comerciantes se preparam e os consumidores têm melhor experiência de compra. “Entender o comportamento e as expectativas do consumidor é fundamental para que o comércio possa oferecer o que realmente interessa, ajustar o mix de produtos e serviços, além de potencializar as vendas. O Dia dos Pais é uma data estratégica e nosso intuito é fortalecer o varejo de Varginha”, destaca o presidente. Para responder a pesquisa, basta acessar o link que está disponível no site e das redes sociais oficiais da Associação Comercial de Varginha.
Dois coelhos com uma paulada
A obra de melhoria da estrada rural entre Varginha e a comunidade rural da Flora, no município de Três Corações, foi retomada na segunda-feira, 28/07. A Secretaria de Agricultura de Varginha começou a fazer a pavimentação do último trecho da estrada, com aproximadamente 3 KM, sendo que outros 4 KM já estavam concluídos. A estrada da Flora é muito usada por moradores dos dois municípios, e a pavimentação tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego e a segurança. A obra tem um importante peso político e estratégico para Varginha e Três Corações, uma vez que a via está sendo cada dia mais movimentada por motoristas das duas cidades que não querem pagar o alto custo do pedágio na MGC 491, que inclusive aumentou ainda mais nos últimos dias.
Comentarios