top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 01/08/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 6 de ago.
  • 8 min de leitura
ree

Trabalho reconhecido
Na semana que passou foi oficialmente inaugurado o Curso de Medicina do Grupo UNIS, que começa a ministrar aulas ainda em 2025. A cerimônia oficial foi prestigiada por autoridades locais e regionais. O UNIS realizou milhões em investimentos e preparou a instituição para receber o curso, mas enfrentou “obstáculos ocultos” que poucos sabem. Grupos políticos, empresariais, médicos e outras instituições tentaram atrapalhar a conquista. Mas foram todos vencidos, muitos até convencidos de que o curso de medicina seria vantajoso para todos, como de fato será! O reitor do UNIS participou do evento que coroa sua gestão, que herdou a expertise do professor Stefano Gazzola, que inclusive participou do evento. Agora é fazer o “dever de casa” formar bons profissionais, investir em tecnologia, interagir com a estrutura de saúde pública e particular e fazer a diferença, transformar a realidade e mudar o futuro. Ou seja, tudo que o UNIS já vem fazendo desde a chegada de Stefano Gazzola a entidade!

Saliva e sola de sapato
O ex-prefeito Vérdi Melo também esteve na inauguração do curso de Medicina do UNIS. O político foi um importante apoiador da instituição, inclusive homenageado no evento. Outras personalidades também estiveram no evento, como o deputado federal Diego Andrade, o prefeito Ciacci e muitos empresários. Mas no caso de Verdi Melo, sua presença é explicada por conta da epopeia de compromissos do ex-prefeito que foca em sua campanha para deputado estadual em 2026. Verdi Melo tem percorrido o Sul de Minas, buscando apoio em cidades da região onde tem apoiadores, bem como consolidando sua base em Varginha. Verdi também esteve em BH, onde negociou com outros parlamentares e legendas, em visitas a ALMG e outros gabinetes. Este trabalho de bastidores da política é fundamental para o sucesso, antes do período de caça aos votos em 2026. Segundo os articuladores políticos, Verdi Melo tem boas chances de vitória, a depender das dobradinhas na região, recurso investido e, obviamente, os votos que garantiram em Varginha, sua principal base eleitoral. Atualmente, acredita-se que Verdi pode sair de Varginha com votação entre 15 e 25 mil votos, a depender do desempenho administrativo e apoio político dado pela Gestão Ciacci, que sucedeu Verdi no comando da Prefeitura de Varginha. Já tem gente fazendo apostas pela cidade. A conferir!

Plantando
A deputada federal Greice Elias (Avante) tem marcado presença em Varginha com atendimento de pedidos de sua base de apoio na cidade. A parlamentar conseguiu recursos para a Polícia Civil de Varginha, bem como para o Hospital Municipal Bom Pastor. O principal apoiador de Greice em Varginha é o vereador Dudu Ottoni (Avante), além de Marquinhos da Cooperativa e Alexandre Prado. Todavia, pelo volume de recursos conquistados para Varginha, seja por meio de emendas parlamentares ou interlocução junto aos Governos Lula e Zema, (ou seja, tudo dinheiro público) é bem provável que Greice Elias espere uma votação relevante na cidade. Contudo, para que a parlamentar possa realmente potencializar sua votação na cidade e região nas próximas eleições de 2026, será fundamental que o Avante tenha candidato próprio a deputado estadual na cidade, a fim de fazer dobradinha com Greice Elias. Essa é a torcida de Dudu Ottoni e seus apoiadores locais. Caso realmente as especulações sobre Dudu Ottoni estejam corretas, o vereador pode ser candidato a deputado estadual em 2026 e arrebanhar boa votação na cidade. Pode inclusive tirar votos do antigo aliado Verdi Melo, que também deve sair a estadual. Dudu também pode tirar votos da reeleição do deputado Prof. Cleiton Oliveira, que já voltou a ser visto na cidade. Não se acredita que Dudu Ottoni tenha grandes chances de vencer para deputado estadual, mas se tiver uma boa votação, pode graduar-se eleitoralmente para disputar o Executivo municipal em 2028. Dudu já manifestou que deseja ser candidato a prefeito de Varginha. Ocorre que nesta trajetória de eleições e disputas, Dudu pode tirar votos importantes para Verdi Melo e até para Cleiton Oliveira, a depender do sucesso destes fora de Varginha na disputa de 2026.

Pavimentando a história e o desenvolvimento
A Prefeitura de Varginha vem realizando um grande programa de revitalização das principais vias da cidade. Avenidas, ruas e estradas rurais estão, desde a gestão de Antônio Silva (cerca de 7 anos atrás) recebendo asfalto novo. Contudo, no final da gestão Verdi Melo e neste início da gestão Ciacci, duas importantes vias receberam asfalto e vão entrar para a história pelo desenvolvimento repentino que vão trazer para o entorno destas estradas. Trata-se das estradas rurais que ligam Varginha a Flora, distrito de Três Corações e a estrada rural que liga Varginha a Carmo da Cachoeira, passando pela região da Vargem. No caso do asfaltamento da estrada que liga Varginha a Flora, a obra foi iniciada na gestão passada e depende da Prefeitura de Três Corações para concluir o trecho ainda em terra dentro do município vizinho. A via ganhou muito movimento depois da operação do pedágio extorsivo na MGC 491. O movimento na estrada recém asfaltada em Varginha já tem movimento intenso em alguns momentos e muitos empreendimentos e construções são vistas ao longo da estrada. O mesmo também vai acontecer com a estrada rural, agora asfaltada em Varginha, que liga nossa cidade a Carmo da Cachoeira. Para quem vai pra Belo Horizonte, a utilização da estrada rural Varginha – Carmo da Cachoeira pode economizar cerca de R$ 18 em pedágio e ainda 20 KMs a menos no trajeto até a Capital. Construções, bares, pesqueiros e até novos bairros como diversos outros empreendimentos prometem florescer ao longo destas estradas em poucos anos. Vale destacar que a estrada Varginha – Carmo da Cachoeira é uma obra que (entregue na gestão Ciacci) pode render dividendos políticos ao novo prefeito Ciacci que ainda não tem um programa de desenvolvimento formado.

Santo de casa
O ditado de que “santo de casa não faz milagre” não vale para o empreendedor maestro Cassiano Massaneiro, que lidera a Orquestra Filarmônica de Varginha. O abnegado músico conseguiu unir profissionais da classe, políticos do governo e oposição para viabilizar apoio estrutural e financiamento, inclusive público estadual, para realizar prestigiado projeto social junto a Orquestra. Os músicos tocam em diversas ocasiões e eventos, levando gratuitamente boa música e cultura a todos os rincões da região. Depois de tocar diversas vezes em Varginha, a Orquestra Filarmônica agora começa a rodar o Estado. Não vai demorar para que o reconhecimento do setor público e privado estadual da orquestra que leva o nome de Varginha possa fazer o projeto crescer ainda mais. Bem como, também fazer crescer o “desconforto e dor de cotovelo de muitos do rebelde e desunido meio cultural de Varginha”.

Desafios a vencer
O prefeito de Varginha Leonardo Ciacci deu entrevista coletiva recente onde destacou as ações de “seu governo” nos primeiros 6 meses de 2025. Embora tenha apontado muitas obras e ações, a grande maioria referem-se a projetos da gestão passada, que inclusive deixou recursos em caixa para as realizações que têm sido entregues agora. Ciacci ainda não conseguiu implementar sua marca, ou seja, definir como será sua gestão nos próximos anos. Afinal, sem projetos novos de autoria deste governo, e sucedendo destacados padrinhos políticos como Verdi Melo (ex-prefeito) e Antônio Silva (atual vice-prefeito), que governou Varginha por 4 gestões e, também, deixou grande legado, fica difícil para Ciacci fazer algo novo, que não possa ser visto pela população como projeto herdado de Verdi ou pensado por Antônio Silva. A coluna vê algumas possibilidades de projetos próprios de Ciacci como a obra de revitalização do antigo VTC que tem muitas potencialidades, bem como a revitalização e desenvolvimento de algumas regiões e vetores da cidade. A grande área onde funcionava o lixão e precisa ser recuperada pela Copasa também é uma oportunidade da gestão Ciacci, que pode desenvolver muitas coisas na região. Sem falar no desenvolvimento potencial da região da Vargem com o asfaltamento da estrada que liga Varginha a Carmo da Cachoeira. A conferir se a gestão Ciacci terá mais que “faladores, mas também pensadores e realizadores”.

Sub vinte política
Ninguém sabe como será o futuro político de Varginha, afinal a cabeça do eleitor muda a todo momento. Algumas situações parecem imutáveis até aqui, como a “aposentadoria política definitiva” do ex-deputado Dilzon Melo. Mas sem a criação de novos nomes na política local, é muito possível que veremos no futuro o surgimento de destaques como Gustavo Chalfun, Stefano Gazzola, Andre Yuki entre outros no cenário de lideranças que serão incorporadas pelo sistema político. Varginha possui “herdeiros eleitorais” que vieram de famílias políticas tradicionais como Dudu Ottoni, Leandro Acayaba e alguns poucos. Mas claramente a sociedade local e regional quer mais variedade e líderes que se formaram por méritos e conquistas próprias, sem ajuda do sobrenome. Não será tarefa fácil...

Aniversariante ilustre
Nesta quarta, 06 de agosto é aniversário do prestigiado deputado estadual Antônio Carlos Arantes. O parlamentar é um dos mais influentes deputados da Assembleia Legislativa Mineira, já tendo ocupado vários cargos de destaque na casa. E muito possivelmente Arantes ainda será presidente do Legislativo mineiro. O deputado tem livre trânsito no governo e possui o respeito da oposição, por sua seriedade e trabalho dedicado a setores importantes como a cafeicultura, a indústria e o comércio. Defensor da família e dos municípios do interior, Arantes obteve uma grande votação em 2022 e caminha para ampliar sua votação em 2026. Certamente que na data de hoje o parlamentar será muito felicitado, alguns de olho no poder crescendo do político, mas todos reconhecendo a relevância do parlamentar que, infelizmente, são poucos no cenário político estadual. Vale ressaltar que Arantes tem sido o deputado estadual de referencia para o governo municipal. Tanto o ex-prefeito Verdi Melo, quanto o atual prefeito Ciacci estão contando com o apoio político de Arantes para trazer muitos investimentos estaduais para a cidade. Ou seja, Ciacci deve se comunicar com o aniversariante ilustre na data de hoje.

Balaio de gatos
A união dos Partidos União Brasil e Partido Progressistas, formando a UPB – União Progressista Brasileira acabou por causar um trauma nas relações políticas em muitas cidades, inclusive Varginha. Com a união das legendas em âmbito nacional, em Varginha, ficou definido que o deputado federal Dimas Fabiano será o líder político da nova (e forte) legenda que chega à política. Contudo, o Partido União Brasil abriga em Varginha o vice-prefeito Antônio Silva, além dos vereadores Thulio Paiva e Ana Rios, todos “distantes politicamente de Dimas Fabiano, que não apoia o governo municipal de Leonardo Ciacci, do qual Antônio Silva, Thulio Paiva e Ana Rios são base fiel”. Ou seja, o vice-prefeito e os vereadores terão que mudar de legenda ou acostumar-se com a ideia de que sua nova legenda pode ser oposição ao governo Ciacci já nas eleições de 2026, quando Ciacci vai apoiar Verdi Melo e Diego Andrade. É bem possível que a situação seja “desconfortável também para Dimas Fabiano, que embora tenha apoiado por muito tempo Leonardo Ciacci, hoje os dois não se bicam”. Uma coisa é certa, Ciacci e Dimas, em algum momento vão precisar se entender. A união do Partido Progressista com o União Brasil é parte de um movimento natural que vem unificando partidos e forçando as lideranças políticas brasileiras a se posicionarem entre Direita e Esquerda. Desta forma, não vai demorar para que Ciacci e Dimas voltem a ter interesses em comum e até precisarem dividir o mesmo palanque. Sem falar que ambos precisam de votos nas próximas eleições e ninguém está na condição de negar apoio ou perder a chance de fortalecer o grupo. Trocando em miúdos, embora Dimas e Ciacci tenham se tornado dois “bicudos, em nome da sobrevivência política, em algum momento terão que estar juntos novamente, não sabemos é quando isso vai acontecer!

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page