top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 20/08/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 minutos
  • 7 min de leitura
Reprodução
Reprodução
Aeroporto de Varginha vai ganhar investimentos
O aeroporto de Varginha (Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky) está incluído no programa do Governo Federal para a aquisição, instalação e homologação de sistemas (Precision Approach Path Indicator) PAPI. O convênio expressa o alinhamento de interesses entre o governo federal e o município para o fortalecimento, conectividade nacional, a inclusão territorial e a redução das desigualdades de acesso à infraestrutura aeroportuária. Para Varginha, a modernização do aeroporto é estratégica para o desenvolvimento regional, impulsionando a economia local, facilitando a mobilidade de pessoas e cargas e atraindo mais investimentos. Os investimentos beneficiam diretamente pilotos de aeronaves privadas, táxis aéreos e voos executivos e comerciais com uma infraestrutura segura e mais moderna. Com a modernização do aeroporto o transporte aéreo ganha mais eficiência, inclusive para logística de grande volume de cargas, também são favorecidos, dado o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária. A conquista tem a “digital de muitas mãos”, pois nos últimos 2 anos envolveu articulações do senador Rodrigo Pacheco, dos deputados federais Dimas Fabiano e Greice Elias, bem como a atuação em Varginha do ex-prefeito Vérdi Melo e do vereador Dudu Ottoni. O aeroporto de Varginha é hoje um dos principais instrumentos públicos de infraestrutura na atração de investimento privados. Não por acaso o Porto Seco fica ao lado do aeroporto. Não se sabe ainda o reflexo financeiro desta modernização, ou seja, depois desta conquista estrutural, quanto em novos investimentos privados serão aportados na cidade, mas é certo que a médio prazo isso vai significar mais empregos e renda para Varginha. Parabéns a todos os envolvidos.

Agricultura x Politica
O ex-prefeito e candidatíssimo a deputado Verdi Melo esteve recentemente com o presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais - FAEMG, Antônio de Salvo. No encontro os dois falaram sobre o papel estratégico do agro no Sul de Minas, os desafios enfrentados pelos produtores, como custos de produção, infraestrutura e acesso a mercados, até as oportunidades para ampliar a competitividade e agregar valor aos produtos. Verdi não é produtor rural, mas foi um apoiador do setor quando esteve no comando da cidade. O café sempre foi uma importante cadeia produtiva em Varginha e região e representa importante setor dentro da Faemg. Mas embora Verdi Melo tenha feito seu “mercham” na conversa com Antônio de Salvo a favor da Agricultura, é fato que os pequenos produtores rurais da agricultura familiar precisam de mais apoio que os cafeicultores exportadores afetados pelo tarifaço dos EUA. Neste sentido, o ex-prefeito ajudaria muito se conseguisse que seu amigo e sucessor na Prefeitura de Varginha, entregasse logo o Novo Mercado do Produtor aos pequenos produtores locais que estão a ver navios no velho e surrado mercado do Produtor, enquanto a milionária obra do novo Mercado do Produtor vai se tornando um enorme dormitório de pombos.

Na disputa
O vereador de Varginha, Dudu Ottoni (Avante/MG) vai colocar seu nome para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais -ALMG. Dudu Ottoni já debate com seus apoiadores e com a deputada federal Greice Elias (Avante/MG) as articulações para as eleições de 2026. O vereador de Varginha vem de tradicional família política local e terá a expertise do pai, ex-deputado e ex-prefeito Eduardo Ottoni, para ajudá-lo na disputa. O Avante deve fazer o coeficiente eleitoral para as eleições de 2026, tendo em vista o grupo de pré-candidatos que vai reunir. Acredita-se que sejam necessários em torno de 40 mil votos para ser eleito deputado estadual pela legenda. Dudu Ottoni já registrou cerca de 1.500 votos na eleição para vereador na cidade, quando disputou com quase 150 outros candidatos. Varginha possui cerca de 100 mil eleitores aptos a votar, o que permitirá à cidade eleger sozinha dois representantes na Assembleia Legislativa. Vale ressaltar que também vão estar na disputa com Dudu Ottoni o atual deputado estadual Cleiton Oliveira (PV) e o ex-prefeito de Varginha, Vérdi Melo. Certo mesmo é que “da peneira final dos votos de Varginha, a votação de um pode ser decisiva e fazer falta para a eleição de outro. Pois no caso de Dudu Ottoni e Verdi Melo, Varginha será a principal praça eleitoral de ambos”.

Venda de atestados
A Guarda Municipal de Varginha prendeu em flagrante no dia 12/08, terça-feira, servidora pública municipal após apuração interna na própria Administração, que apurou a venda de atestados médicos falsos. A servidora pública estava lotada em uma Unidade de Saúde da Rede Municipal. Os fatos que levaram à prisão em flagrante da servidora originaram-se de apuração interna por parte da Prefeitura Municipal onde se identificou que a funcionária, utilizando-se do nome, inscrição no CRM e carimbo extraviado de uma médica, estaria promovendo a emissão de atestados falsos, e cobrando por eles, tudo mediante encomenda por pessoas diversas. A servidora foi conduzida à UPA para a realização de exame de corpo de delito e, após, à Delegacia de Polícia, juntamente com os documentos e materiais apreendidos, a fim de que as demais providências sejam tomadas pelos órgãos competentes, estando ela, portanto, à disposição da Justiça. Também foi determinada a abertura de Processo Administrativo Disciplinar a fim de apurar a conduta funcional da servidora que, no caso de ser condenada, após contraditório e ampla defesa, arcará com a pena de demissão do serviço público, conforme estabelece o Estatuto do Servidor Público do Município de Varginha.

Venda de atestados – 02
A atuação das autoridades municipais foi exemplar e mostra como deve ser a fiscalização e apuração de ilícitos dentro do poder público. Não se tem notícia de quantos processos disciplinares graves envolvem servidores públicos municipais em Varginha. Mas é fato natural que existem, mesmo porque temos milhares de servidores públicos municipais. Vale ressaltar que em sua grande maioria os servidores públicos são profissionais competentes e dedicados, contudo, a má conduta e até desonestidade de alguns poucos colocam em xeque a credibilidade de todos. A eliminação dos maus profissionais dos quadros do Serviço Público é algo imprescindível para que seja preservada a honra de quem trabalha com dedicação e honestidade. Outro ponto sensível que envolve os servidores públicos é quanto a eficiência e produtividade deste setor, que deixa a desejar, quando comparado com os servidores públicos de outros países ou mesmo a nossa iniciativa privada. Necessitamos urgentemente de uma apuração e fiscalização da baixa eficiência e produtividade do serviço público brasileiro no âmbito municipal, estadual e federal. De modo geral, percebe-se que “após dois anos no Serviço Público, ganhando assim a estabilidade no emprego, boa parte dos servidores iniciam uma operação corpo mole, comprometendo a eficiência e produtividade do Serviço Público”. Este tipo de acontecimento precisa ser identificado, fiscalizado e punido com o desligamento do trabalho. Tal medida se faz necessária para que o honrado e trabalhador servidor público possa ser valorizado, respeitado e tenha melhores rendimentos.

Governo de MG: Nicolas lidera, Simões não tem chance!
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) lidera todos os cenários da corrida pelo governo de Minas Gerais em 2026, segundo levantamento exclusivo do Instituto Futura Inteligência, divulgado na última sexta-feira, 08/08, pela EXAME. O parlamentar, que ganhou notoriedade nacional por seu alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece com larga vantagem sobre os demais concorrentes, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Em simulações de segundo turno, Nikolas registra entre 37% e 54% das intenções de voto, vencendo com folga a maioria dos adversários testados. A disputa mais apertada ocorre contra o senador Cleitinho (Republicanos), onde o deputado aparece com 37,7%, contra 31,7% do senador. Ainda assim, mantém vantagem. Já o atual vice-governador, Professor Mateus (Novo), enfrenta grande dificuldade de emplacar sua pré-candidatura. Em todos os cenários de primeiro turno, ele não ultrapassa a marca de 3% das intenções de voto. Em uma simulação sem a presença de Nikolas, Mateus é derrotado por Cleitinho, que atinge 57,4% contra apenas 3% do vice. Outros nomes que foram testados na pesquisa incluem Alexandre Kalil (PSD), Rodrigo Pacheco (PSD), Marília Campos (PT) e Aécio Neves (PSDB). Nenhum deles, no entanto, conseguiu apresentar desempenho competitivo frente a Nikolas ou Cleitinho. Em geral, esses candidatos aparecem com no máximo 25% dos votos, chegando a enfrentar diferenças de até 20 pontos percentuais.

Governo de MG: Nicolas lidera, Simões não tem chance! - 02
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Futura Inteligência entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, com 1.200 entrevistas realizadas por meio de Cati (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa revela o que o mundo político já sabe: o vice-governador Matheus Simões não tem envergadura política para disputar o Governo de Minas e coloca em risco a continuidade do Partido Novo no comando de Minas. Mesmo nomes desgastados como do ex-governador Aécio Neves ou do deputado federal petista Reginaldo Lopes aparecem na frente de Simões. Além disso, o nome do senador Rodrigo Pacheco, que também enfrenta resistência em algumas regiões de Minas aparece bem à frente do desconhecido vice-governador. A corrida pelo Governo de Minas ainda está no início, mas algumas coisas já se percebem no cenário futuro, os candidatos alinhados à direita e com perfil popular aparecem mais bem colocados.

Varginha registra queda no custo da Cesta básica em agosto
O preço da cesta básica vendida no comércio de Varginha caiu 5,23% no início de agosto, se comparado com o mesmo período de julho. As principais quedas foram nos preços do tomate, batata, arroz, manteiga e carne bovina, mas houve alta para a banana, açúcar refinado e leite integral. Comparando com agosto do ano passado, a cesta básica em Varginha está 12,3% mais cara. A informação é o resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Carmo de Minas, através do GESEc – Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos, com apoio do Departamento de Pesquisa do Unis e Geesul. A coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos é feita sempre na primeira semana de cada mês nos principais supermercados da cidade. Na primeira semana de agosto, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Varginha era de R$ 668,58. Este valor representa 47,62% do salário mínimo líquido. Nas demais cidades também pesquisadas pela parceira IFSULDEMINAS e Grupo Unis, os resultados foram os seguintes: Pouso Alegre, R$701,40, São Lourenço, R$712,27; Carmo de Minas, R$742,60.

Terra rara e dinheiro farto
A cidade de Poços de Caldas vive um momento econômico histórico. A prefeitura estima que os investimentos privados na cidade devem chegar a R$ 8 bilhões até 2030, impulsionados pela disponibilidade de terras-raras na região. O município possui alguns tipos raros de minerais encontrados na cidade em decorrência da ação vulcânica ocorrida a milhões de anos na região. As terras raras, como são chamados os minerais abundantes e de fácil acesso na região de Poços, são a razão de uma disputa econômica/tecnológica que envolve gigantes como China e EUA. A exemplo do que o Café foi para Varginha, trazendo riqueza e investimentos privados, as terras raras devem trazer a curto e médio prazo grande recurso para Poços. Mas não será apenas Poços que vai ganhar com isso, pois as terras raras e os ímãs especiais produzidos com estes minerais são destinados, em sua maioria, para exportação. E no caso, Varginha tem a principal e mais eficiente estrutura de armazenamento e exportação do Sul de Minas. Assim, é bem provável que o “achado mineral descoberto em Poços vai beneficiar diretamente as cidades de Varginha e Pouso Alegre”.

Gazeta de Varginha

bottom of page