top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Conselho Pleno da OAB-MG lança programa voltado à valorização da advocacia feminina

  • 15 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Conselho Pleno da OAB-MG lança programa voltado à valorização da advocacia feminina
Divulgação
OAB-MG aprova Programa OAB das Minas em reunião do Conselho Pleno.

As conselheiras e os conselheiros seccionais participaram, nesta segunda-feira (15), da última reunião do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). Na sessão conduzida pelo presidente da entidade, Gustavo Chalfun, foi aprovado por unanimidade o Programa OAB das Minas, iniciativa que visa levar às 26 regiões integradas da Seccional Mineira ações estruturadas da Comissão das Mulheres Advogadas.

A aprovação do programa foi homologada na mesma data em que se celebra o Dia da Mulher Advogada, reforçando o simbolismo da iniciativa. Idealizado pela comissão, o programa é estruturado em três pilares. O primeiro trata do empreendedorismo jurídico feminino, com foco na promoção da autonomia financeira, inovação, prática jurídica, mentoria e estruturação de carreira. O segundo eixo é a valorização de gênero e o combate ao etarismo, por meio da promoção da equidade, do enfrentamento das desigualdades e do fortalecimento da representatividade, incluindo o projeto As Vanguadistas. O terceiro pilar é a Escola de Lideranças para Mulheres Advogadas, voltada à formação de lideranças, preparação política e ocupação de espaços de decisão.

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Dandara Paluza, destacou a relevância da iniciativa. “Este não é apenas um programa. Durante anos, as advogadas mineiras ocuparam, com bravura e competência, espaços que nunca foram ofertados de forma igualitária. Ainda assim, entregaram tudo: técnica, responsabilidade, criatividade, inovação e trabalho incansável. Ao aprovar este programa, este Conselho registrou na história da OAB-MG uma decisão madura, ética e profundamente alinhada ao nosso tempo: a decisão de garantir que mulheres advogadas, a maioria nessa casa, tenham voz, vez, oportunidade e reconhecimento”, afirmou.

Durante a reunião, o Conselho Pleno também prestou homenagem aos 75 anos da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, reconhecida como pilar na formação de gerações de profissionais do Direito e por sua contribuição para o fortalecimento da justiça, da ética, da cidadania e dos valores democráticos. O diretor de Cidadania e Direitos Humanos da OAB-MG, Bruno Burgarelli, realizou a entrega de uma placa comemorativa à diretora da instituição, Wilba Bernardes, que agradeceu o reconhecimento.

Ao final da sessão, o presidente Gustavo Chalfun ressaltou os desafios superados ao longo do ano, especialmente pela diretoria da gestão, agradeceu o apoio recebido e destacou que a Seccional Mineira está saneada e preparada para ampliar as ações em prol da advocacia mineira em 2026.
Fonte:OABMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page