Crianças e adolescentes participam de dinâmicas afetivas em ação do TJMG em Teófilo Otoni
gazetadevarginhasi
29 de out.
2 min de leitura
Crédito: TJMG / Divulgação
Comarca de Teófilo Otoni promove ações da Semana da Proteção Integral da Infância e Juventude,
A Comarca de Teófilo Otoni realizou, no dia 24 de outubro, uma série de atividades alusivas à “Semana da Proteção Integral da Infância e da Juventude”, instituída pela Portaria Conjunta nº 1726/PR/2025 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
As ações foram conduzidas pela juíza diretora do Foro, Aline Gomes dos Santos Silva, titular da Vara da Infância e Juventude e de Cartas Precatórias Cíveis, e ocorreram paralelamente às audiências concentradas com crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.
Enquanto aguardavam para serem ouvidos, os participantes puderam integrar brincadeiras e dinâmicas em grupo organizadas pelo Setor Psicossocial da Comarca, dentro da ação “A Amizade como Forma de Conexão e Apoio Afetivos”. O objetivo foi criar um ambiente acolhedor e promover reflexões sobre empatia, vínculos e solidariedade.
“Nessa Semana da Proteção Integral fizemos audiências concentradas dos acolhidos e, enquanto aguardavam, as crianças e adolescentes participaram de brincadeiras e dinâmicas. Foi um momento de sorrisos e conexões de afeto”, destacou a juíza Aline Gomes dos Santos Silva.
A magistrada ressaltou ainda que a iniciativa representa muito mais do que lazer:
“Para os acolhidos, que possuem vínculos familiares rompidos ou fragilizados, essas ações significam uma oportunidade de reforçar laços afetivos, cultivar empatia, gentileza e trabalhar valores como bondade, generosidade e confiança.”
Segundo Aline Gomes, o envolvimento conjunto de servidores técnicos, administrativos e operacionais foi essencial para o sucesso da ação:
“A mobilização dentro do Fórum Desembargador Eustáquio Peixoto tornou o ambiente mais amistoso e humanizado, o que é fundamental para acolher com dignidade um público tão sensível.”
As atividades integram o programa “Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude”, desenvolvido pelo TJMG por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), também instituído pela mesma portaria conjunta.
Comentários