top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Criminosos lançam bombas com drones contra policiais em operação no Complexo da Penha e Alemão

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
fonte: o tempo
fonte: o tempo
O governo do Rio de Janeiro informou que criminosos utilizaram drones para lançar bombas contra equipes policiais durante a megaoperação Contenção, realizada nesta terça-feira (28/10) nos Complexos da Penha e do Alemão, na zona norte da cidade. Além disso, diversas barricadas foram colocadas nas vias públicas para dificultar a entrada das forças de segurança.
Desde o início da operação, policiais civis e militares têm cumprido 69 mandados de prisão em 180 endereços, com o objetivo de combater a expansão territorial do Comando Vermelho. Até o momento, 23 criminosos foram presos e ao menos dois suspeitos morreram em confrontos.
No início da manhã, dois homens foram presos e um fuzil foi apreendido na Rua Uranos, na entrada dos complexos, que abrigam 26 comunidades. No total, a operação já apreendeu dez fuzis. Um policial foi atingido durante troca de tiros, e outras seis pessoas ficaram feridas, incluindo três inocentes, como uma mulher dentro de uma academia.
"A operação visa combater a expansão territorial do Comando Vermelho e capturar lideranças criminosas do Rio de Janeiro e de outros estados", disse o governo do estado.
Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, a expansão do Comando Vermelho foi investigada durante um ano. O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, ressaltou que o Estado não consegue enfrentar o crime organizado sozinho. "Estamos falando de 9 milhões de metros quadrados de desordem urbana, com becos intransitáveis, casas irregulares e criminosos que dominam o território. É impossível enfrentar isso apenas com o efetivo do estado", declarou à TV Globo.
A operação conta com agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), delegacias especializadas e distritais, Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e Subsecretaria de Inteligência. Da Polícia Militar, participam o COE (Comando de Operações Especiais) e unidades da capital e da região metropolitana.
Entre os equipamentos utilizados estão drones, dois helicópteros, 32 veículos blindados terrestres, 12 veículos de demolição e ambulâncias. Moradores relatam tiroteios e dificuldade para sair de casa desde o início da manhã.
Cinco unidades de saúde da região suspenderam o atendimento, enquanto uma clínica da família mantém serviços internos, mas atividades externas, como visitas domiciliares, estão suspensas.

Gazeta de Varginha

bottom of page