Delegada de São Paulo é presa sob suspeita de ligação com o PCC
gazetadevarginhasi
há 3 horas
1 min de leitura
fonte: estado de minas
Uma delegada recém-empossada da Polícia Civil de São Paulo foi presa na manhã desta sexta-feira (16) sob suspeita de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A prisão de Layla Lima Ayub ocorreu durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, em conjunto com a Corregedoria-Geral da corporação.
Segundo a investigação da Promotoria, a delegada mantinha vínculos pessoais e profissionais com membros da facção criminosa. Entre as irregularidades apuradas, está a atuação dela como advogada em audiências de custódia de presos ligados ao PCC, mesmo após já ter tomado posse como delegada de polícia, o que é proibido por lei.
Layla havia sido empossada no cargo em dezembro de 2025, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas. Na ocasião, 524 novos delegados foram nomeados para a Polícia Civil paulista.
De acordo com os investigadores, a delegada também mantém relacionamento amoroso com um homem suspeito de integrar o PCC. Ela foi presa na capital paulista e encaminhada à Corregedoria da Polícia Civil.
A operação ainda cumpre sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Marabá, no Pará, além de um mandado de prisão temporária contra um integrante da facção que estava em liberdade condicional.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo não havia se manifestado até a publicação das informações, e a defesa da delegada ainda não foi localizada.
Comentários