top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Delegado confirma 119 mortos na operação mais letal do Rio; 115 traficantes e quatro policiais

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de out.
  • 2 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
O delegado Felipe Curi, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, confirmou nesta quarta-feira (29) que 119 pessoas morreram durante a operação mais letal do estado, realizada na terça-feira (28). Segundo ele, 115 mortos eram traficantes e quatro, policiais. A ação, considerada o maior golpe sofrido pelo Comando Vermelho (CV), resultou também na prisão de 113 criminosos do Rio e 33 de outros estados, todos ligados à facção.
Durante a operação, dez adolescentes foram apreendidos. A polícia informou que foram apreendidas 118 armas, entre elas 91 fuzis, 26 pistolas, um revólver e 14 explosivos, além de milhares de munições e centenas de carregadores ainda em contagem.
Curi detalhou que a ação envolveu 180 mandados de busca e apreensão e 70 mandados de prisão no Rio, além de 30 mandados de prisão para traficantes do Pará. Segundo o delegado, a operação foi planejada para minimizar danos à população, ocorrendo em áreas de mata para evitar confrontos diretos nas comunidades.
“Nosso foco era causar o menor efeito colateral possível, o menor dano e o menor transtorno para os moradores da comunidade. Por isso, fizemos o planejamento para que a operação ocorresse na área de mata”, afirmou Curi.
O delegado ressaltou ainda o impacto histórico da ação: “Nunca houve uma operação que causasse uma perda tão grande para o Comando Vermelho, tanto em armas quanto em drogas e lideranças. As únicas vítimas da operação são os policiais”.
O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, reforçou que a letalidade era previsível, mas não desejável, e destacou que a operação contou com policiais de outros estados, principalmente do Pará, e foi planejada durante um ano. Ele lamentou a morte dos quatro policiais, classificando-os como heróis que saíram para proteger moradores inocentes.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page