top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Três dias após tornado, Rio Bonito do Iguaçu recebe quatro toneladas de alimentos e reforço na reconstrução

  • gazetadevarginhasi
  • há 48 minutos
  • 2 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
A Defesa Civil do Paraná informou, nesta segunda-feira (10), que já enviou quatro toneladas de alimentos doados para Rio Bonito do Iguaçu, município mais atingido pelo tornado que devastou parte do interior do estado na última sexta-feira (7). Além dos alimentos, foram transportados colchões, roupas de cama, kits de higiene, materiais de limpeza e de construção.
O comboio levou 565 colchões, 370 kits dormitório (com cobertor, travesseiro, lençol e fronhas), 154 kits de higiene, 100 kits de limpeza, 2.600 telhas e 54 rolos de lona. Segundo a Defesa Civil, devido ao grande volume de doações, novas remessas devem ser encaminhadas às unidades do Corpo de Bombeiros, e não diretamente ao município, que já atingiu a capacidade máxima de armazenamento.
O governo estadual destacou que, neste momento, a prioridade é o envio de materiais de construção — como telhas, calhas, rufos, forros de PVC, pregos, parafusos, postes e betoneiras — para auxiliar na reconstrução das residências. “O momento agora é de reconstrução, por isso a prioridade é por materiais de construção, principalmente para o teto das casas que podem receber essa melhoria”, afirmou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.
O tornado deixou cerca de 14,6 mil pessoas afetadas em todo o Paraná, com 672 casas danificadas e mais de mil desabrigados apenas em Rio Bonito do Iguaçu, município que tem cerca de 14 mil habitantes, segundo o IBGE.
Para acelerar a recuperação da cidade, o governo do estado tem contado com o apoio de detentos do programa Mãos Amigas, que garante redução de pena a cada três dias trabalhados. No momento, 14 presos atuam na limpeza e remoção de entulhos do Colégio Estadual Ludovica Safraider — cujo ginásio foi totalmente destruído pelo temporal — e outros 16 detentos das regionais de Cascavel e Guarapuava devem se unir aos trabalhos a partir desta terça-feira (11).

Gazeta de Varginha

bottom of page