Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição; câmeras registram chegada do fenômeno em Laranjeiras do Sul
- gazetadevarginhasi
- há 43 minutos
- 2 min de leitura

Imagens captadas por câmeras de segurança do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, registraram o exato momento em que o tornado chegou à cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na sexta-feira (7). A gravação mostra a formação de uma nuvem em formato de funil avançando rapidamente sobre a vegetação, acompanhada de ventos entre 300 km/h e 330 km/h, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
O fenômeno causou destruição em várias regiões do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), seis pessoas morreram — quatro em Rio Bonito do Iguaçu, uma em Guarapuava e outra em Sulina. O número de feridos internados subiu para 22. A Defesa Civil informou que cerca de 14,6 mil pessoas foram afetadas, com 672 casas danificadas e mais de mil desabrigados apenas em Rio Bonito do Iguaçu.
As buscas foram encerradas pelo Corpo de Bombeiros na área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, sem registro de novos desaparecidos. O governo do Paraná anunciou que o foco agora é reconstruir moradias e garantir abrigo seguro à população, especialmente com a previsão de novos temporais a partir de quinta-feira (13).
Em várias cidades, campanhas de arrecadação mobilizam a população. Água, alimentos, roupas e produtos de higiene estão sendo recebidos em unidades da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, FAS, Provopar, PRF e prefeituras municipais.
Abaixo, alguns pontos de coleta no estado:
Curitiba: Unidades da FAS, Ruas da Cidadania e Disque Solidariedade (Campo Comprido).
Pato Branco: Corpo de Bombeiros e caminhões da Assistência Social na Expopato.
Guarapuava: Corpo de Bombeiros – Unidade Primavera.
Cascavel: Quartel Central, Prefeitura e ACIC.
Maringá: Prefeitura e Parque do Ingá.
Foz do Iguaçu: 9º Batalhão de Bombeiros.
Londrina, Dois Vizinhos e Quedas do Iguaçu também recebem doações em pontos municipais.


