Denúncia de influenciadores impulsiona CPMI sobre liquidação do Banco Master
gazetadevarginhasi
há 1 dia
3 min de leitura
Divulgação
Denúncia de influenciadores fortalece pedido de CPMI sobre liquidação do Banco Master, afirma deputado.
A denúncia de influenciadores digitais de que teriam sido procurados por agências para publicar conteúdos contrários à liquidação do Banco Master pelo Banco Central deu novo fôlego ao pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional. A avaliação é do vice-líder da oposição, deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), em declaração à CNN Brasil.
Segundo o parlamentar, o requerimento para instalação da CPMI já conta com 232 assinaturas, sendo 34 de senadores e 198 de deputados federais. Para Jordy, as denúncias podem configurar um “fato determinado”, requisito que pode obrigar a abertura da comissão. Antes, havia o receio de que o pedido fosse barrado pela cúpula do Congresso sob o argumento de ausência de um evento concreto e específico.
“Essas denúncias são um elemento novo importante para a gente avançar nas investigações e não deixar o assunto morrer”, afirmou o deputado, destacando ainda que os influenciadores envolvidos podem ser convocados para prestar depoimento.
As acusações partiram do vereador de Erechim (RS) Rony Gabriel (PL) e da jornalista Juliana Moreira Leite, ambos influenciadores de direita. Rony possui cerca de 1,7 milhão de seguidores no Instagram, enquanto Juliana soma aproximadamente 1,4 milhão na plataforma.
De acordo com Jordy, os relatos indicam a existência de uma mobilização para influenciar órgãos de controle. “Essas denúncias demonstram que há uma força-tarefa por parte do grupo de (Daniel) Vorcaro para fomentar o sistema no caso do TCU e fazer alguma ação no sentido de anulação da liquidação ou do processo no STF”, declarou.
Em publicação nas redes sociais, Rony Gabriel afirmou ter sido procurado no dia 20 de dezembro por um representante de uma empresa que oferecia serviços de “gerenciamento de reputação e gestão de crise para um grande executivo”. No contato, o representante da agência UNLTD Brasil mencionava estar contratando perfis alinhados politicamente para atuar em uma disputa contra “o sistema”, citando a repercussão nacional do caso e o envolvimento de figuras da esquerda e do centrão.
Ainda segundo o vereador, para avançar na negociação seria necessário assinar um contrato de confidencialidade, com multa de R$ 800 mil em caso de quebra de sigilo. O projeto apresentado era chamado de “Projeto DV”, que, na avaliação de Rony, faz referência ao empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
“Para mim, a proposta era criar uma narrativa de que o Master é vítima do Banco Central e que a liquidação foi feita de forma muito rápida. Se ninguém falasse nada, a investigação não iria avançar”, disse o vereador à CNN, acrescentando que a proposta seria milionária, embora não tenha discutido valores.
A jornalista Juliana Moreira Leite relatou abordagem semelhante por parte da empresa Portal Group BR. A CNN teve acesso a áudios e prints da conversa, na qual um representante menciona a necessidade de divulgar matérias no âmbito político e financeiro, citando reportagens que questionam a rapidez da liquidação do banco. Segundo Juliana, a intenção seria ampliar o alcance desse tipo de conteúdo. Ela afirmou não ter aceitado a proposta.
Procuradas, as empresas mencionadas se manifestaram. A UNLTD Brasil afirmou não ter contrato com o Banco Master. Já a Portal Group BR disse atuar apenas na indicação de influenciadores para outra agência e negou a existência de contratos ou obrigações com os influenciadores citados.
A CNN Brasil informou ainda que procurou o Banco Central e o Banco Master, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem. Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que identificou, no fim de dezembro, um volume atípico de menções à entidade e a seus representantes relacionadas à liquidação de uma instituição financeira, e que avalia se houve ataque coordenado. Segundo a federação, esse volume diminuiu significativamente nos últimos dias.