top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Deportados dos EUA chegam ao Brasil em voo com 96 passageiros

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta quinta-feira (11), em decorrência das políticas migratórias implementadas durante o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump. A aeronave pousou no Aeroporto de Fortaleza às 9h10, com 96 repatriados a bordo.

De acordo com informações da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, um dos passageiros, que possuía um mandado de prisão em aberto no Brasil, foi preso imediatamente após o desembarque.

Segundo relatos, os deportados desembarcaram algemados pelas autoridades americanas e, ao chegarem em solo brasileiro, foram recebidos em um posto de atendimento humanizado.

Após os primeiros atendimentos em Fortaleza, o grupo foi transferido em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com previsão de chegada por volta das 15h.
Este é o quinto voo de deportados que chega ao Brasil por Fortaleza e o sexto que desembarca em Confins, segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O primeiro voo com deportados, que trouxe 88 pessoas, havia chegado ao país pelo Aeroporto Internacional de Manaus.

Para garantir o retorno dos repatriados às suas cidades de origem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens rodoviárias: 30 delas destinadas aos deportados que chegaram por Fortaleza, com destino aos estados das regiões Norte e Nordeste; e outras 20 para os que desembarcaram em Confins, com destinos no Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Durante o processo de acolhimento, os repatriados recebem alimentação, itens de higiene, atendimento de saúde, suporte psicossocial e orientações sobre seus direitos. Também são oferecidos serviços públicos e auxílio logístico para que possam se deslocar até suas cidades de origem. Caso necessário, será disponibilizado acolhimento temporário até que consigam se reorganizar.

Fonte:Agência Brasil

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page