Educação ambiental chega a mais de 200 municípios com 5ª edição do Jovens Mineiros Sustentáveis
gazetadevarginhasi
há 4 horas
2 min de leitura
Reprodução
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (PJMS) inicia, em 2026, sua 5ª edição oficial com ampliação significativa da atuação em Minas Gerais, consolidando a educação ambiental como política pública estratégica. Nesta nova etapa, o programa passa a alcançar mais de 200 municípios, com ações distribuídas por todas as regiões do estado.
A edição de 2026 amplia o alcance da iniciativa por meio da adesão de novas parcerias individuais em 32 municípios e da participação de consórcios intermunicipais, que incorporam outros 15 municípios. O PJMS também passa a contar com instituições da rede privada e fundações vinculadas à rede pública de ensino, além da parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), envolvendo escolas no entorno do Parque Estadual da Baleia, em Belo Horizonte.
Criado em 2022, após projeto piloto realizado em 2021, o programa vem evoluindo em suas metodologias e ampliando a adesão de municípios, escolas e parceiros institucionais, consolidando-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental do Governo de Minas.
O PJMS é estruturado em seis eixos temáticos centrais, que abordam cidadania ambiental, educação humanitária, água, resíduos sólidos, energia, florestas e clima. O programa incorporou ainda os temas qualidade do ar, poluição atmosférica e saneamento, além de oferecer curso de capacitação em educação ambiental voltado a professores.
A edição de 2025 contou com a participação de 186 municípios finalistas e foi considerada estratégica para o aprimoramento da gestão e planejamento da edição seguinte. Como resultado, o programa passou a contar com 215 municípios em 2026.
Segundo o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Cottini, o programa promove conscientização sustentável e mudanças de hábitos dos alunos, com reflexos que ultrapassam o ambiente escolar. As ações desenvolvidas incentivaram práticas como gestão de resíduos, consumo consciente de água e energia, cuidados com animais e enfrentamento das mudanças climáticas.
Em 2025, foram implantados 108 Bosques do Amanhã, com o plantio de 12.229 mudas, além da realização de 1.557 atividades. Desde sua criação, o PJMS já alcançou 257 municípios, 805 escolas, capacitou mais de 34 mil alunos e cerca de 1,5 mil professores, com índice de satisfação de 9,5.