Empreendedorismo Feminino em Alta: Financiamentos do BDMG Crescem 20% em 2024
Neste Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) destacou o aumento de 20% no número de empreendedoras que acessaram financiamentos em 2024. Até outubro, as linhas de crédito exclusivas para mulheres já movimentaram R$ 60 milhões, superando todo o volume de 2023.
Um exemplo de sucesso é o Pas de Quatre Centro de Dança, fundado pelas irmãs Nádia, Débora e Natália Samarino, em Contagem. Desde que buscaram o crédito no BDMG, puderam reformar suas instalações, melhorar a infraestrutura e ampliar o número de matrículas de 170 para 235 alunos. “Depois da reforma, 80% dos alunos que visitam a escola permanecem. Antes, eram 50%”, conta Nádia, formada em administração.
Apoio à Igualdade de Gênero
O BDMG foi pioneiro entre os bancos de fomento brasileiros ao oferecer linhas de crédito exclusivas e com taxas reduzidas para mulheres com mais de 50% de participação societária. Segundo Gabriel Viégas Neto, presidente do banco, “não é uma ação restrita a março, mas uma política ativa durante todo o ano”.
De 2019 a outubro de 2024, o banco destinou R$ 295 milhões para apoiar mais de 5 mil empreendedoras em 455 municípios mineiros.
Desafios Superados
Embora o mercado de dança seja predominantemente feminino, Nádia relata que, ao lidar com fornecedores em áreas como reformas, enfrenta preconceitos: “Acham que, por sermos mulheres, não sabemos tratar desses assuntos, mas estamos preparadas.”
Com taxas acessíveis e contratos digitais, o BDMG contribui para que empreendedoras possam investir, equilibrar o fluxo de caixa e expandir seus negócios.
Comments