‘Entrega Efetuada’: exposição discute desigualdade e precarização do trabalho de entregadores
gazetadevarginhasi
há 40 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A exposição “Entrega Efetuada”, dos artistas Mariana de Andrade e Rodrigo Dias, está em cartaz na Galeria Nívea Bracher, localizada no segundo piso do Mercado Cultural MC AICE, no Mercado Municipal. A mostra propõe uma reflexão sobre a precarização do trabalho no setor de entregas, com foco nos profissionais que utilizam bicicletas para desempenhar a função.
O projeto traz uma crítica sociorracial, destacando como a expansão acelerada dos serviços de delivery — intensificada após a pandemia da Covid-19 — gerou comodidade para parte da população ao mesmo tempo em que aprofundou a desigualdade entre trabalhadores periféricos, majoritariamente negros, que passaram a enxergar as plataformas de entrega como uma das poucas oportunidades de renda.
Inspirada na canção “A Carne”, eternizada por Elza Soares, a exposição reúne quatro instalações que combinam diferentes materiais para abordar o cotidiano, a invisibilidade e a exploração desses trabalhadores.
A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 21h; e aos finais de semana, das 11h às 16h, até 7 de dezembro. “Entrega Efetuada” integra o edital de ocupação pública 2025/2026 da Galeria Nívea Bracher e conta com apoio da FUNALFA, via Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).