Estratégia-piloto do SUS testa vacina de dose única contra dengue em MG, SP e CE
8 de jan.
2 min de leitura
Divulgação
SUS inicia aplicação de vacina de dose única contra a dengue em três cidades.
Na estratégia de enfrentamento à dengue, o Sistema Único de Saúde (SUS) dará início à aplicação da vacina de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan em três municípios brasileiros. A imunização começa no dia 17 de janeiro em Maranguape, no Ceará, e em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e no dia 18 em Botucatu, no interior de São Paulo.
A proposta do Ministério da Saúde é avaliar os resultados da vacinação com a imunização de, ao menos, 50% da população dessas cidades. O público-alvo será formado por moradores com idade entre 15 e 59 anos.
De acordo com o ministério, parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan será destinada a essa estratégia inicial. “Para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan”, informou a pasta, em nota.
Ampliação da vacinação
O primeiro lote de vacinas também será direcionado aos profissionais da atenção primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conforme o Ministério da Saúde, com o aumento da produção, viabilizado pela parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia de imunização será gradualmente ampliada para todo o país.
A previsão é que a vacinação avance inicialmente a partir da população de 59 anos, seguindo de forma progressiva até alcançar o público de 15 anos, conforme a disponibilidade de doses. Atualmente, o SUS já oferece uma vacina contra a dengue em esquema de duas doses, produzida no Japão, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.
Comentários