top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Estresse e ansiedade em cães crescem e preocupam veterinários: “Cuidar da mente também é essencial”

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura


Divulgação
Divulgação
O número de cães com sinais de estresse e ansiedade vem crescendo e acende um alerta entre veterinários e tutores. Segundo especialistas, fatores como mudanças de ambiente, barulhos intensos, separação dos tutores e falta de rotina estão entre as principais causas dos distúrbios emocionais nos animais.

De acordo com a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal, o desequilíbrio emocional afeta diretamente o comportamento e até a saúde física dos cães.
“Quando o animal desenvolve ansiedade, tanto o bem-estar quanto o vínculo com a família são comprometidos. O tutor precisa compreender que os cães também sentem emoções e precisam de cuidados nesse sentido”, explica.

Saúde emocional: mais do que alimentação e abrigo
Patricia destaca que cuidar de um pet vai além de oferecer alimento e abrigo. Segundo ela, a saúde emocional dos cães depende de cinco pilares fundamentais: nutrição adequada, ambiente seguro, boa saúde física, estímulo a comportamentos naturais e interação social.“Esses elementos garantem equilíbrio e previnem distúrbios comportamentais, promovendo uma convivência mais harmoniosa e segura entre o animal e a família”, diz.

Uma pesquisa publicada no Journal of Veterinary Behavior revelou que 85% dos cães apresentam sinais de estresse ao longo da vida. O levantamento mostra ainda que 30% têm comportamento agressivo, 18% latem em excesso, 15% urinam ou defecam em locais inadequados e 12% destroem objetos — todos sinais de desequilíbrio emocional.

Consequências físicas e comportamentais
O estresse constante também pode comprometer o sistema imunológico e digestivo dos animais, prejudicando a saúde geral e a socialização. “O veterinário tem papel essencial na orientação dos tutores sobre a importância do bem-estar emocional. Ele não apenas trata doenças, mas ajuda a evitar que o animal adoeça por questões emocionais”, afirma Patricia.

Entre as recomendações para o tratamento estão a redução de estímulos estressantes, criação de rotinas previsíveis, incentivo a comportamentos naturais e, quando necessário, acompanhamento com especialistas em comportamento animal.

Suplemento natural auxilia no equilíbrio emocional
Pensando em apoiar os tutores, a Vetoquinol Saúde Animal lançou no Brasil o Zylkene®, suplemento natural à base de alfa-casozepina, proteína derivada do leite que promove tranquilidade e sensação de segurança, sem alterar a personalidade do cão. O produto é indicado para situações de estresse leve a moderado, como mudanças de ambiente, viagens ou fogos de artifício.
“Zylkene® é uma ferramenta que complementa a abordagem integrativa de cuidado emocional. Ele ajuda o animal a lidar melhor com situações desafiadoras, mantendo seu equilíbrio e bem-estar”, explica Patricia.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol é uma das 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na Europa, Américas e Ásia-Pacífico. Fundada em 1933, na França, a empresa atua há mais de 90 anos no desenvolvimento de medicamentos e suplementos veterinários.

No Brasil desde 2011, a Vetoquinol possui sede administrativa em São Paulo (SP) e fábrica em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em 2024, o grupo registrou faturamento global de € 539 milhões e emprega mais de 2,5 mil colaboradores.



Gazeta de Varginha

bottom of page