Estudo aponta que 8 em cada 10 estudantes de Minas relatam sintomas de ansiedade e depressão
- gazetadevarginhasi
- há 30 minutos
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O desenvolvimento socioemocional está diretamente relacionado à saúde mental dos alunos./ Crédito: Divulgação Instituto Ayrton Senna
Um levantamento do Instituto Ayrton Senna revela um cenário preocupante sobre a saúde mental de estudantes da rede pública em Minas Gerais. Dados da Avaliação do Futuro, realizada em parceria com o CAEd e secretarias de Educação, mostram que oito em cada dez alunos do 3º ano do Ensino Médio relatam sintomas elevados de ansiedade e depressão.
A pesquisa ouviu cerca de 14 mil estudantes mineiros e identificou que 44% se sentem esgotados, 37% perdem o sono por preocupações e 24% dizem não conseguir superar dificuldades. Outros indicadores apontam ainda perda de confiança, sentimentos de tristeza e dificuldades de concentração.
O estudo destaca que competências socioemocionais, como autogestão, engajamento e resiliência emocional, estão diretamente associadas a melhor desempenho escolar em LÃngua Portuguesa e Matemática, além de vÃnculos mais positivos no ambiente escolar.
Os dados mostram também que meninas são mais afetadas, com 25% relatando perda significativa de autoconfiança, Ãndice muito superior ao dos meninos. Segundo especialistas do Instituto Ayrton Senna, fatores como pressões sociais, expectativas sobre o futuro e comparações nas redes sociais agravam o quadro emocional na adolescência.
Para os pesquisadores, os resultados reforçam a necessidade de polÃticas integradas entre educação, saúde e assistência social, além do fortalecimento de ambientes escolares acolhedores e programas estruturados de desenvolvimento socioemocional, capazes de apoiar alunos e professores diante dos desafios da saúde mental juvenil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mosaike - Ariane Dias





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