top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Evento da Defensoria reforça combate ao etarismo e o respeito à pessoa idosa em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de out. de 2025
  • 2 min de leitura
Evento da Defensoria reforça combate ao etarismo e o respeito à pessoa idosa em Minas Gerais
Divulgação
Defensoria Pública de Minas realiza “Dia do Cuidado” em Belo Horizonte durante o Outubro Prateado.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promove, no próximo domingo (20/10), o “Dia do Cuidado”, evento voltado à valorização da pessoa idosa. A ação integra as atividades do “Outubro Prateado”, mês dedicado à conscientização sobre o envelhecimento e ao combate ao etarismo.

A programação acontecerá das 9h às 14h, na Unidade I da DPMG, localizada na Rua dos Guajajaras, 1707, 2º andar, no Centro de Belo Horizonte. O público-alvo inclui pessoas idosas, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Ações e atividades
A abertura do evento será conduzida pelo subdefensor público-geral Institucional, Gustavo Gonçalves Martinho, seguida da assinatura de um Acordo de Cooperação entre a DPMG e a Associação Cuidadosa. O documento prevê ações conjuntas para a promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, com atividades educativas, oficinas, palestras e capacitações.
Durante o evento, será lançado o projeto “Diálogos sobre Direitos: Oficinas para pessoas idosas, cuidadores e técnicos”, que tem como foco a educação em direitos e o fortalecimento da autonomia da pessoa idosa.
A programação inclui ainda a palestra “Como construir uma sociedade cuidadosa”, ministrada pela médica geriatra Karla Cristina Giacomin.

No foyer do auditório, serão oferecidas atividades de cuidado e bem-estar, como serviços de beleza, saúde e memória, além da distribuição de cartilhas e um bate-papo sobre golpes financeiros com o defensor público Daniel Firmato, da Defensoria Especializada do Consumidor.

O evento também contará com um desfile de moda inclusivo, realizado pelos alunos do Instituto Mano Down, com a participação das pessoas idosas presentes.

Parcerias e propósito
O projeto é uma iniciativa da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) da DPMG, em parceria com Socila Salão de Beleza e Estética, Instituto Mano Down, Supermercados BH, Fundação Santa Casa, Faculdade Estácio de Sá, artistas plásticas e profissionais de massoterapia.

Outubro Prateado
O Outubro Prateado foi criado em 2018 pela Faculdade de Medicina da USP, em parceria com o Hospital das Clínicas e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o objetivo de estimular o respeito e a inclusão da pessoa idosa na sociedade.

Segundo dados do IBGE (Censo 2022), o Brasil possui 32,1 milhões de pessoas idosas, o equivalente a quase 16% da população. A projeção é que, até 2030, o número de pessoas idosas ultrapasse o de crianças no país — reforçando a importância de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e saudável.
Fonte: DPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page