Expansão do Projeto Somar em Minas Gerais impulsiona melhorias na educação estadual
O credenciamento para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da área educacional, interessadas em participar da gestão compartilhada de escolas da rede estadual de Minas Gerais, permanece aberto até 4 de setembro. O Projeto Somar, implementado em 2022 pelo Governo de Minas, será ampliado para escolas em todo o estado após apresentar resultados positivos nas três escolas-piloto, incluindo melhorias no Ideb 2023, taxas de aprovação e maior engajamento familiar.
As OSCs que desejam participar devem ter experiência comprovada em educação e serão avaliadas com base em seu Estatuto Social, além de sua capacidade de gestão e execução de projetos. A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, convida as OSCs qualificadas a se credenciarem, destacando que o projeto visa inovar e melhorar a qualidade do ensino na rede estadual.
O edital de credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado em 31 de julho. As OSCs interessadas devem enviar o requerimento de credenciamento e a documentação necessária exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os resultados serão divulgados no Diário Oficial, e as OSCs credenciadas serão listadas no site da SEE.
Nos dois anos de implementação, as escolas-piloto do Projeto Somar apresentaram avanços significativos, incluindo melhoria no desempenho do Ideb, aumento nas taxas de aprovação e maior participação familiar. Escolas como a E.E. Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, destacaram-se, alcançando uma nota de 4,5 no Ideb 2023, acima da média estadual de 4,0.
Comments