Gaeco e forças de segurança deflagram operação Blackout contra tráfico e lavagem de dinheiro
gazetadevarginhasi
há 25 minutos
1 min de leitura
Divulgação
Operação Blackout mira organização criminosa em Oliveira e Divinópolis.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, na manhã desta terça-feira (10/2), da operação Blackout, deflagrada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação nos municípios de Oliveira e Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), núcleo Varginha, em trabalho integrado com as polícias Militar e Penal.
Durante a operação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva. Também foram executadas ordens judiciais de sequestro de bens móveis, imóveis e valores financeiros que, segundo as investigações, teriam sido adquiridos com recursos provenientes de atividades ilícitas.
As apurações conduzidas pela PCMG se estenderam por cerca de oito meses e identificaram a prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte ilegal de arma de fogo, embaraço à investigação e corrupção policial.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início após uma sequência de homicídios registrados em Oliveira, que estariam ligados a disputas entre grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas na região.