top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas entrega veículos à Emater-MG e regulamenta Queijo Cabacinha

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Governo de Minas entrega veículos à Emater-MG e regulamenta Queijo Cabacinha
Divulgação
Governador anuncia regulamentação do Queijo Cabacinha e entrega equipamentos à Emater-MG.

Durante solenidade realizada nesta quinta-feira (15/5), o Governo de Minas entregou veículos e equipamentos à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), como parte do projeto Queijo Minas Legal, coordenado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Na ocasião, o governador Romeu Zema também anunciou a regulamentação oficial do Queijo Cabacinha, reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do estado.

A cerimônia contou com a presença do promotor de Justiça Roberto Patella, da 2ª Promotoria de Justiça de Pedra Azul, que destacou a importância simbólica e cultural do Queijo Cabacinha para o Vale do Jequitinhonha. “Mais do que um queijo de sabor único e qualidade comprovada, o Queijo Cabacinha carrega em si a identidade de uma região rica em memória, natureza e afetos”, afirmou.

Ao todo, foram repassados à Emater-MG dez veículos, 15 notebooks e cinco projetores. Os itens serão utilizados para melhorar o atendimento técnico aos produtores de queijo, fortalecendo a cadeia produtiva. Os recursos são provenientes do Projeto Queijo Minas Legal, desenvolvido pelo MPMG em parceria com o Procon-MG e o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

A regulamentação do Queijo Cabacinha beneficia diretamente os municípios de Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes — responsáveis por uma produção anual de cerca de 214 toneladas. Feito de forma artesanal, com leite cru, coalho e soro-fermento lácteo, o queijo é moldado manualmente no formato da cabaça, fruto típico da cabaceira. Mais de 90% das queijarias da região são mantidas por agricultores familiares.

“O Queijo Cabacinha é muito mais que um alimento: é a expressão autêntica de um território e de sua gente”, concluiu o promotor Roberto Patella, reforçando a importância da certificação para a preservação cultural e valorização dos produtores locais.
Fonte: MPMG

Yorumlar


Gazeta de Varginha

bottom of page