top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas inaugura a primeira base do Cemig Agro para aprimorar o atendimento aos produtores rurais.

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de fev.
  • 3 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O Governo de Minas, por meio da Cemig, inaugurou, neste sábado (8), em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, a primeira base descentralizada do Programa Cemig Agro. O projeto tem como objetivo melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para produtores de 774 municípios do estado.

Com a instalação dessas bases, a Cemig espera reduzir consideravelmente o tempo de resposta a ocorrências emergenciais e minimizar os períodos de interrupção de energia, evitando prejuízos a setores que dependem da eletricidade, como a produção de leite e proteínas.

A inauguração contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus e membros da diretoria da Cemig. "Com essa primeira base, de um total de 76 que serão implantadas, nosso objetivo é garantir o restabelecimento rápido da energia quando houver falta. Teremos eletricistas em 76 pontos do estado", explicou o governador.

Ele destacou ainda a importância de garantir energia de qualidade para os produtores rurais, como os de leite, que dependem do resfriamento, e os que armazenam carne refrigerada ou congelada. "Além de ampliar a oferta de energia, queremos proporcionar uma energia de melhor qualidade", afirmou Zema.
Cemig Agro

Das 76 bases que serão espalhadas pela área de concessão da Cemig, 63 já estão em fase final de implementação ou já em funcionamento, como a de Santa Juliana. O restante está em fase de identificação de imóveis adequados para abrigar as bases. Cada unidade contará com uma equipe de três eletricistas, equipada com veículos 4x4 e todos os materiais necessários para atender a ocorrências em áreas rurais com agilidade.

A Cemig já contratou mais de 215 novos profissionais para o projeto. O vice-governador Professor Mateus destacou os investimentos do Governo de Minas na empresa, que somam cerca de R$ 50 bilhões entre 2019 e 2028, sendo mais de R$ 11 bilhões destinados a ações que impactam diretamente o agronegócio.
“Esse ciclo de investimentos vai transformar o setor de energia em Minas Gerais e impulsionar o crescimento do estado”, afirmou o vice-governador.

Melhoria no Atendimento
O Cemig Agro foi lançado em junho de 2024, com o objetivo de estreitar o relacionamento com produtores e associações por meio de um canal direto de atendimento (0800 721 6600). Desde então, a Cemig realizou mais de 45 mil atendimentos e implementou diversas ações, como podas e limpezas em 42 mil quilômetros de linhas de energia, além de inspecionar outros 140 mil quilômetros. Também foram instalados 2,7 mil religadores automáticos, que ajudam a restabelecer a energia sem a necessidade de deslocamento de equipes.

Marcos Montes, vice-presidente executivo da Cemig, destacou a importância da companhia para o setor agropecuário. "É um privilégio participar deste processo que coloca o Cemig Agro como protagonista no desenvolvimento de Minas e do Brasil", afirmou.

Investimentos em Segurança
Além da inauguração da base do Cemig Agro, o governador Romeu Zema também esteve em Presidente Olegário, onde visitou a Delegacia de Polícia Civil, que foi inaugurada no ano passado. A nova unidade oferece mais eficiência e agilidade nos serviços para os moradores da cidade.

Zema ressaltou que a construção da delegacia visa descentralizar os serviços públicos, levando-os mais perto da população. O prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia, destacou os benefícios da obra para o município, como o aumento na arrecadação do IPVA e a melhoria nos serviços de saúde, que resultaram na eliminação da fila de cirurgias eletivas na cidade.


Fonte:O tempo

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page