top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas promove grande mutirão para conectar jovens ao mercado de trabalho

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Foto: IA
Foto: IA
O Governo de Minas promoveu, neste sábado (8/11), o Mutirão Jovem Aprendiz, reunindo centenas de jovens em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o evento foi realizado na sede do Minas Urbano, em Belo Horizonte, e contou com a presença de empresas, instituições de ensino, órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam com programas de aprendizagem e trabalho protegido.

Com o tema “Aqui o trem prospera”, o mutirão proporcionou aos participantes a chance de se cadastrar em vagas de emprego, participar de oficinas, palestras e receber orientação profissional. A ação integra as políticas públicas de inclusão produtiva e desenvolvimento econômico do Governo de Minas, que desde 2019 já atraíram mais de R$ 500 bilhões em investimentos e criaram mais de 1 milhão de empregos.

O governador Romeu Zema destacou a importância da iniciativa. “É mais uma ação que demonstra o nosso propósito de oferecer oportunidades reais. O primeiro emprego é um passo fundamental para o futuro. Esse mutirão aproxima os jovens das empresas e das instituições que acreditam no trabalho e na formação como caminho para a autonomia”, afirmou.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, reforçou o compromisso do governo com a inclusão produtiva. “Estamos mostrando na prática o que é dar oportunidade. São jovens que sonham, que buscam o primeiro emprego e que precisam desse apoio para transformar sua trajetória. O Mutirão Jovem Aprendiz é mais do que um evento, é uma porta para o futuro de muita gente”, declarou.

Entre os participantes estava Ana Luiza, de 15 anos, de Sabará, que busca o primeiro emprego. “Vim aqui para conseguir um bom emprego e ter meu salário. É uma oportunidade muito grande”, contou. Outro jovem, Bernardo dos Santos, também de 15 anos, saiu do evento com encaminhamento para uma entrevista. “Hoje espero conseguir uma vaga para ter meu dinheiro e ajudar minha família”, disse.

Além das vagas de aprendizagem e estágios, o mutirão ofereceu palestras motivacionais e oficinas de empreendedorismo com influenciadores e empreendedores. A ação teve apoio da Rede Cidadã, ISBET, CENAP, ASSPROM, Fundação CDL/BH, Cruz Vermelha, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Fectipa/MG.

O Governo de Minas também segue investindo em qualificação profissional. A Sedese, por meio do programa Minas Forma, vai disponibilizar mais de 10 mil vagas até 2026 em cursos gratuitos. Já o Trilhas de Futuro, da Secretaria de Estado de Educação, é um dos maiores programas de formação profissional do país, com quase R$ 2 bilhões investidos, 92 mil profissionais formados e outros 65 mil em formação em todo o estado.

Fonte: Agência Minas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page