top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas Realiza Roadshow para Concessão da APA Parque Fernão Dias

O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), está realizando até o dia 9 de julho um roadshow para investidores interessados no projeto de concessão dos serviços de visitação da APA Estadual Parque Fernão Dias. Esta Unidade de Conservação, situada em Betim e Contagem, é a mais visitada do estado, recebendo mais de 150 mil pessoas em 2023.

Encontros com Investidores
Os encontros visam divulgar e incentivar a participação de interessados no processo de concessão. Durante as reuniões, serão apresentadas as premissas, metodologias e opções de modelagem utilizadas na estruturação do projeto. Os interessados podem encaminhar avaliações e estudos relativos à concessão, contribuindo para a consulta pública vigente. As reuniões ocorrem via videoconferência, mediante solicitação pelo e-mail parc@meioambiente.mg.gov.br.

Consulta e Audiência Pública
A consulta pública do projeto está aberta até 19 de julho, A audiência pública será realizada no dia 4 de julho, às 15h, na sala Multimeios da PUC Contagem, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Meio Ambiente.

Projeto de Concessão
O projeto visa investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões ao longo de 30 anos, com expectativas de aumento no número de visitantes e geração de cerca de 625 empregos indiretos. Entre as melhorias prioritárias estão a revisão das instalações, ampliação das estruturas e acessibilidade. O concessionário poderá explorar receitas com serviços de alimentação, comércio, aluguel de equipamentos esportivos, publicidade e eventos, mas não poderá cobrar ingresso para acesso à APA.

Histórico e Apoio
A APA Estadual Parque Fernão Dias, reaberta à visitação em 2021, possui um forte vínculo afetivo com a população local, servindo como área de lazer e práticas esportivas desde a década de 1980. A unidade integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), lançado em 2019, que visa parcerias e concessões em 15 Unidades de Conservação Estaduais. Os estudos de viabilidade foram realizados pelo Consórcio Parques Estaduais de Minas Gerais, com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação pelos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.

O projeto conta com o apoio do Instituto Semeia, Seinfra, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Fonte: Agemcia Minas

Comentarios


bottom of page