top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo pretende elevar mistura de etanol na gasolina para 30% ainda em 2025

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de mar.
  • 1 min de leitura



O governo federal pretende elevar a mistura de etanol na gasolina para 30% ainda em 2025, segundo anúncio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A medida tem como objetivo reduzir o preço do combustível e diminuir a dependência do Brasil da importação de gasolina.
Um estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) confirmou a viabilidade técnica da nova mistura, conhecida como E30, sem comprometer o desempenho dos veículos. Atualmente, o percentual de etanol na gasolina é de 27%, mas a legislação permite que ele chegue a até 35%.
De acordo com as projeções do governo, a mudança pode resultar em uma redução de até R$ 0,13 por litro de gasolina. Além disso, pode evitar a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano e impulsionar a produção nacional de biocombustíveis, com um aumento estimado de 1,5 bilhão de litros na demanda por etanol.
Outra vantagem destacada pela equipe econômica é a redução da emissão de gases de efeito estufa, estimada em 1,7 milhão de toneladas por ano, o que reforça o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e o uso de fontes renováveis de energia.
A proposta será levada para análise no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e uma reunião sobre o tema deve ocorrer até abril.
Se aprovada, a medida pode impactar diretamente motoristas e consumidores, trazendo vantagens para o setor de biocombustíveis e possíveis mudanças no desempenho dos veículos a combustão.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page