top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Haddad diz que reunião com secretário do Tesouro dos EUA foi cancelada após ação de Eduardo Bolsonaro

  • gazetadevarginhasi
  • há 54 minutos
  • 1 min de leitura

ree
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11) que a reunião marcada para quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada pelo governo norte-americano. Segundo Haddad, a decisão foi resultado de uma articulação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto a aliados do presidente Donald Trump.
O ministro disse que o encontro seria virtual e foi desmarcado após “militância antidiplomática” agir junto a assessores da Casa Branca. A justificativa oficial enviada por e-mail foi “falta de agenda”, e não há previsão para nova data.
Haddad relatou que Eduardo Bolsonaro já havia declarado publicamente a intenção de inibir contatos entre os governos brasileiro e norte-americano. A confirmação do cancelamento teria ocorrido cerca de dois dias depois dessas declarações.
O ministro destacou que a situação do Brasil é distinta de outros países no contexto do tarifaço imposto por Trump, que, segundo ele, foi influenciado pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.
Em resposta, Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo divulgaram nota afirmando que não têm controle sobre a agenda do secretário americano, acusando Haddad de “culpar terceiros pela própria incompetência” e Lula de “inflamar a crise diplomática”. Eles também reforçaram que seguem com reuniões em Washington e criticaram a política externa do governo atual.

Gazeta de Varginha

bottom of page