top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Hamas critica acordo proposto por Israel: “diferente do apresentado por Biden”


O Hamas disse que a proposta de paz que recebeu para acabar com o conflito em Gaza não corresponde à proposta apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, num discurso na semana passada.

Num comunicado, o Hamas disse que acolheu com satisfação o que Biden expôs, mas ao ver a proposta “acabou por ser desprovida dos fundamentos positivos contidos nas declarações de Biden”.

“Não garante um cessar-fogo permanente, mas sim temporário” e permite que as forças israelenses permaneçam no território de Gaza, afirma o grupo no documento.

Na segunda-feira, um porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Biden apresentou apenas um esboço “parcial” do acordo de cessar-fogo que foi oferecido por Israel ao Hamas.

O Hamas disse no documento que “não há sentido em qualquer acordo que não estipule explicitamente um cessar-fogo permanente” ou “permita que as forças de ocupação permaneçam em nossas terras”.

Biden revelou na sexta-feira passada o que disse ser uma proposta israelense em três fases para pôr fim ao conflito em Gaza, que combinaria a libertação de reféns com um “cessar-fogo total e completo” e a retirada de Israel de “todas as áreas povoadas de Gaza”.

Desde então, Netanyahu tem sublinhado repetidamente que as condições para pôr fim à guerra do país em Gaza não mudaram, incluindo a destruição do Hamas e o regresso de todos os reféns.
Fonte: CNN

Comentários


bottom of page