top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Indicado ao BRB, Nelson de Souza será sabatinado hoje após crise envolvendo Banco Master

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de nov.
  • 2 min de leitura
Indicado ao BRB, Nelson de Souza será sabatinado hoje após crise envolvendo Banco Master
Divulgação
Nelson Antônio de Souza, indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB), será sabatinado nesta terça-feira, às 13h30, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A análise inicial ocorrerá na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), seguida de votação em plenário.

A indicação ocorre após o afastamento judicial do ex-presidente Paulo Henrique Costa, investigado pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de emissão e negociação de créditos falsos. O caso envolve ainda repercussões do escândalo financeiro ligado às negociações do BRB para a compra do Banco Master.

Na segunda-feira, Nelson esteve reunido com o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que demonstrou apoio ao indicado.“Esse encontro nos deu tranquilidade e segurança. Vimos que é a pessoa certa na hora certa”, afirmou. “Nelson tem peso político no mercado. Ele foi chamado para trocar o pneu com o carro em movimento e tem expertise para isso.”

Sabatina e votação
A CEOF é formada pelos deputados Eduardo Pedrosa (União Brasil), Joaquim Roriz Neto (PL), Jaqueline Silva (MDB), Paula Belmonte (Cidadania) e Jorge Vianna (PSD). Para ser aprovado, Nelson precisa obter ao menos três votos. A expectativa é de que os 24 distritais participem da deliberação em plenário.

Trajetória profissional
Nelson iniciou carreira na Caixa Econômica Federal em 1979 e presidiu o banco em 2018, período em que a instituição registrou lucro recorde de R$ 12,7 bilhões. Ele também já comandou a Brasilcap, o Banco do Nordeste e o Banco Desenvolve SP. Na Caixa, ocupou cargos como diretor-executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da presidência, superintendente nacional da Região Nordeste e do FGTS.Antes da indicação ao BRB, atuava como vice-presidente da Elo, empresa do setor de cartões.

Pressão por CPI
Na CLDF, foi protocolado um pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o envolvimento do BRB no escândalo relacionado ao Banco Master. Para abrir a CPI, são necessárias oito assinaturas; até ontem, seis parlamentares haviam aderido.

No âmbito federal, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB) iniciou coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados para instalar uma CPI do Banco Master. A solicitação já reunia 42 assinaturas, mas ainda está distante do mínimo exigido de 171.
Fonte: CorreioBrasiliense

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page