Indicação de Jorge Messias ao STF enfrenta resistência de Alcolumbre no Senado
gazetadevarginhasi
1 de dez.
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU), ao Supremo Tribunal Federal (STF) enfrenta forte resistência no Senado, liderada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União–AP). Aliados de Alcolumbre estimam que cerca de 50 senadores podem se posicionar contra a nomeação, cenário que poderia resultar em uma rejeição histórica. Para ser aprovado, Messias precisa de ao menos 41 votos favoráveis entre os 81 senadores. As informações foram divulgadas por Isabel Mega, no CNN Novo Dia.
A escolha de Messias foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 de novembro, após reunião no Palácio da Alvorada e alguns dias depois de uma conversa com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também cotado para a vaga na Corte.
Desde o anúncio, a indicação do AGU tem sido rejeitada por Alcolumbre e seus aliados. O presidente do Senado era o principal fiador político da candidatura de Pacheco à vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, gerando tensão na tramitação da nomeação de Messias.
O desfecho do processo dependerá das articulações políticas nas próximas semanas, à medida que senadores avaliam o posicionamento sobre a indicação do advogado-geral da União.
Comentários