Inmetro promove treinamento em metrologia quimica para pesquisadores da Bolivia
14 de set. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Inmetro capacita pesquisadores bolivianos em metrologia quimica.
Entre os dias 1º e 5 de setembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou uma capacitação em metrologia química para pesquisadores do Instituto Boliviano de Metrologia (IBMETRO). O treinamento foi ministrado no Laboratório de Análise Orgânica (Labor), da Divisão de Metrologia Química, como parte de um projeto internacional que busca fortalecer a infraestrutura da qualidade e as análises laboratoriais na América do Sul.
A iniciativa integra o projeto bilateral entre o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), da Alemanha, e o IBMETRO, denominado “Fomento de la Infraestructura de la Calidad que apoya a las mediciones y ensayos en agua potable y de aguas residuales II”.
Durante o curso, os participantes receberam formação em técnicas como determinação de umidade por titulação coulométrica de Karl Fischer e ressonância magnética nuclear quantitativa de hidrogênio. As atividades foram conduzidas pelos pesquisadores Jane Luiza Nogueira Fernandes, Lucas Junqueira de Carvalho e Wagner Wollinger, além de visitas técnicas às áreas de metrologia química e óptica do Inmetro.
Comentários