Instagram e Facebook vão coletar dados de usuários para treinar IA; entenda e veja como não permitir
A empresa Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, vai começar a coletar dados dos usuários no Brasil para treinar a Inteligência Artificial. Essa coleta já é feita nos Estados Unidos, desde o ano passado, e foi anunciada em outros países do mundo, em abril, com a promessa de "levar a inteligência artificial da Meta para ainda mais pessoas".
Para que serve a coleta dos dados?
Segundo a Meta, a coleta de dados em diversos países do mundo permitirá a criação de imagens e textos automáticos que podem facilitar na criação de conteúdos.
"A IA na Meta ajuda as pessoas a resolverem problemas complexos, a serem mais imaginativas e a criar conteúdos nunca vistos. Desde dar respostas em tempo real às conversas, até ajudar as pessoas a organizar e planejar as suas próximas férias", afirma a empresa.
O treinamento, para além dos Estados Unidos, serve para que as novas funcionalidades tenham informações que reflitam as diversas culturas e idiomas dos países que vão utilizá-la.
Quais dados serão coletados?
Na Política de Privacidade da empresa, disponível para todos os usuários com contas no Instagram e Facebook, é informado que será necessária uma grande quantidade de dados para treinar os modelos de IA, utilizando informações publicamente disponíveis e informações silenciadas.
Esses dados podem ser publicações, fotos e legendas, mas também dados com informações pessoais como nome, contato, disponíveis, inclusive, em outros sites. A Meta salienta que não serão utilizados conteúdos de mensagens privadas com amigos e familiares para treinar a IA.
"Quando recolhemos informações públicas da Internet ou dados licenciados de outros fornecedores para treinar os nossos modelos, tudo isso pode incluir informações pessoais. Por exemplo, se recolhermos uma publicação num blog público, esta pode incluir o nome e as informações de contato do/a autor(a)", diz a Central de Privacidade da Meta.
Outra informação dada pela multinacional é que mesmo que o usuário não utilize os produtos e serviços da empresa, as informações podem ser usadas para desenvolver e melhorar a Inteligência Artificial na Meta.
Usuários com contas no Insta e Face podem se opor e não permitir a utilização desses dados seguindo o tutorial abaixo. Veja:
Clique nos três tracinhos disponíveis no perfil de sua conta no Instagram.
Clique em 'Sobre", uma das últimas opções da página.
Após isso, clique em "Políticas de Privacidade".
A página vai abrir um texto, e você terá que clicar novamente nos três tracinhos disponíveis no canto superior direito.
Clique em "Outras políticas e artigos".
Clique na opção: "Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa".
No meio do texto, role até a opção "direito de oposição" e clique na no texto.
Logo em seguida, você terá que preencher um formulário e responder algumas questões para se opor ao uso dos seus dados para aprimorar a IA da Meta.
Comments