top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

IPVA 2026: Estado reforça orientações para evitar fraudes e sites falsos

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
IPVA 2026: Estado reforça orientações para evitar fraudes e sites falsos
Divulgação
Governo de Minas orienta contribuintes sobre prevenção a golpes no IPVA 2026.

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 tem início em 2 de setembro, mas os pagamentos antecipados já poderão ser realizados a partir de 1º de fevereiro. Com isso, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), reforça o alerta aos contribuintes para evitar golpes aplicados no ambiente virtual.

A principal recomendação é que o pagamento do imposto seja feito exclusivamente pelos canais oficiais, como o site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br) ou pelo aplicativo MG App. Segundo a secretaria, golpistas costumam criar páginas falsas ou enviar links por mensagens e e-mails simulando serviços oficiais do Estado.

De acordo com o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques, a força-tarefa criada em 2025 para prevenir e combater fraudes segue em atuação em 2026. As ações incluem a derrubada de sites fraudulentos, a suspensão de CNPJs utilizados para abrir empresas e contas em bancos digitais e fintechs, além do bloqueio de contas bancárias de suspeitos.

“Os órgãos de Estado que compõem a força-tarefa são diligentes, mas o cuidado por parte do proprietário do veículo é a forma mais eficiente de se evitar os golpes”, destacou Leônidas Marques.

Denúncias
Ao identificar links ou sites suspeitos, o cidadão deve registrar denúncia na Delegacia Virtual ou em uma unidade da Polícia Civil, além de comunicar a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG). As denúncias são encaminhadas ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para adoção de medidas imediatas e investigação.

A orientação é que o denunciante guarde cópias dos comprovantes de pagamento e registre o link ou endereço eletrônico (URL) do site fraudulento. O governo alerta ainda que não há previsão de ressarcimento para vítimas de pagamentos fraudulentos. Caso o imposto seja pago a golpistas, o IPVA continuará em aberto, sendo necessário quitá-lo novamente para regularização do veículo.

Tipos de golpes
Em 2025, a Secretaria de Estado de Fazenda tomou conhecimento de cerca de 2,6 mil casos de golpes envolvendo o IPVA. Entre os mais comuns estão a criação de sites falsos que imitam páginas oficiais do governo e o envio de links por aplicativos de mensagens ou e-mails, muitas vezes oferecendo descontos atrativos.

Outra prática recorrente é o phishing, em que os criminosos induzem as vítimas a fornecer dados pessoais, posteriormente utilizados em fraudes e outras operações bancárias ilícitas.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page