top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Itabira decreta situação de emergência após chuvas causarem destruição na cidade

  • gazetadevarginhasi
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura

Foto: Itatiaia
Foto: Itatiaia
Temporais provocaram alagamentos, deslizamentos e danos em imóveis; decreto tem validade de 180 dias.

A cidade de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, decretou situação de emergência nesta terça-feira (16) em razão do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e terá validade de 180 dias.

Os temporais deixaram um rastro de destruição em diversas áreas da zona urbana, com registros de alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamento de residências, danos a imóveis públicos e particulares, além da obstrução de vias. De acordo com a administração municipal, parte dos prejuízos é considerada irreparável.

Segundo a Defesa Civil Municipal, foram contabilizados 115 atendimentos, envolvendo principalmente destelhamentos, avarias estruturais em imóveis, alagamentos e quedas de árvores.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que, desde o dia 13 de dezembro, realizou 13 atendimentos, com seis famílias desalojadas. Após a limpeza e avaliação das áreas afetadas, essas famílias puderam retornar às suas residências.

Entre os principais danos registrados estão a destruição parcial do telhado do CMEI Maria Torres Horta, rompimentos de redes pluviais e de esgoto em vias importantes, como a Avenida Luiz Lott e as ruas da Vargem, Pássaro Verde e Gaivota, além de deslizamentos de taludes com risco estrutural, alagamentos de casas, queda de árvores, danos à rede elétrica e comprometimento da mobilidade urbana, inclusive em trechos da rodovia MG-462.

A prefeitura informou ainda que os bairros Pedreira do Instituto, Gabiroba, Bethânia e a comunidade do Borrachudo concentraram o maior número de ocorrências. Em situações de risco, a orientação é que a população acione a Defesa Civil pelos canais oficiais do município.

Uma família está desabrigada e já foi encaminhada para o benefício do aluguel social e seis famílias foram atendidas em decorrência das fortes chuvas, porém não precisaram sair de suas casas.

Fonte: Itatiaia


Gazeta de Varginha

bottom of page