Itamaraty condena atentado contra pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe
gazetadevarginhasi
10 de jun.
1 min de leitura
O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, emitiu neste domingo (8) um forte repúdio ao atentado contra o senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, baleado durante um ato de campanha em uma praça na cidade de Bogotá, capital do país, no sábado (7).
“O Governo brasileiro manifesta seu mais veemente repúdio a qualquer forma de violência política. O Brasil saúda a pronta detenção do suspeito e confia na plena apuração do caso”, afirmou o Itamaraty.
Segundo relatos oficiais, Miguel Uribe foi alvo de seis disparos nas costas, efetuados por um adolescente, que foi apreendido ainda no local. O crime ocorreu durante uma atividade do pré-candidato no bairro de Fontibón, zona oeste da capital.
Câmeras de segurança registraram a tentativa de fuga do suspeito, que chegou a atirar contra a equipe de segurança de Uribe. Um dos homens que escoltava o senador conseguiu desarmar o jovem. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o agressor aparece dizendo que “vai dar os números”, em referência aos possíveis mandantes do crime.
O governo colombiano também condenou o ataque, classificando-o como um atentado não apenas contra Uribe, mas também contra a democracia e o exercício da política no país. Autoridades pedem uma investigação rigorosa e punição aos envolvidos.
Imagens compartilhadas mostram o senador ensanguentado sendo socorrido por populares. Ele passou por uma cirurgia de emergência e seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
Comentários