Justiça condena 26 pessoas ligadas ao Comando Vermelho por tráfico em Minas Gerais
gazetadevarginhasi
2 de jul. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
Justiça condena 26 integrantes do Comando Vermelho por tráfico e organização criminosa em Minas Gerais.
Vinte e seis pessoas foram condenadas por envolvimento com o tráfico de drogas e participação em organização criminosa ligada à facção Comando Vermelho, conforme sentença proferida pelo juiz Guilherme Barros Dominato, titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Ponte Nova e da Vara Única da Comarca de Andrelândia, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
A condenação é resultado da Operação Aegis, desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A decisão judicial reconhece parcialmente a procedência da denúncia do MPMG.
Segundo o processo, os condenados integravam uma célula da facção Comando Vermelho com atuação estruturada e hierárquica em municípios como Andrelândia, Arantina, Minduri e São Vicente de Minas. As investigações indicaram que o grupo operava desde 2021 com divisão de tarefas voltadas principalmente ao tráfico de entorpecentes.
A sentença destaca que o grupo transformou a região em um entreposto para recepção e distribuição de drogas, gerando um cenário de violência agravada pela intimidação de moradores, uso de armas de fogo e homicídios relacionados às atividades criminosas. “De forma a se estabelecer como entreposto de recepção e distribuição de entorpecentes na região, agravando a situação de violência local, mediante intimidação da comunidade, com utilização de arma de fogo, além da prática de homicídios ligados às atividades do grupo”, afirmou o juiz.
As penas aplicadas aos 26 réus variam entre 9 e 32 anos de prisão, além de pagamento de multas em dias-multa, conforme a participação individual de cada condenado nos crimes.
Comentários