top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula Critica Baixo Imposto pago por brasileiros Sobre Herança

  • gazetadevarginhasi
  • 1 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura
ree
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o imposto sobre herança no Brasil é insignificante comparado ao que é pago por norte-americanos. A declaração foi feita durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri (SP). No evento, o governo também anunciou investimentos federais em três campi da UFSCar.
Lula mencionou o imposto sobre herança ao comentar a doação de patrimônio por empresários estadunidenses a instituições de ensino. Segundo ele, o imposto mais alto sobre herança nos EUA incentiva essas doações.
"Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é pago de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações", afirmou Lula.
"Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela", completou o presidente.
No Brasil, o imposto sobre herança varia de 1% a 8%, dependendo do estado. Nos Estados Unidos, a alíquota é progressiva e varia de 18% a 40%. A fazenda mencionada por Lula é a propriedade rural de Buri, chamada Lagoa do Sino, doada pelo escritor Raduan Nassar à UFSCar. No local, foi estabelecido um complexo educacional voltado ao desenvolvimento da produção na região.
Durante seu discurso, Lula reiterou que não se deve tratar o uso de dinheiro público em educação como gasto, defendendo que o país deve se preparar para exportar conhecimento.
“País importante não é aquele que só exporta soja, milho e minério de ferro. É aquele que exporta inteligência, aquele que exporta conhecimento, aquele que exporta gente para produzir coisas de valor agregado. É com esse país que eu sonho. E por sonhar eu digo para os meus ministros: não utilize nunca a palavra gasto quando estiver falando de educação”, disse Lula.
Fonte:G1

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page